Lucas: Aberto agendamento para doação de sangue no próximo sábado (22)

Campanha está em sua quinta edição em 2021. Já foram coletadas mais de 200 bolsas de sangue

Fonte: Da Redação

2 99

Pessoas em condições de doar sangue e que queiram participar da campanha deste sábado já podem fazer o agendamento junto à Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde. No sábado (22) acontece a 5ª edição da Campanha de Doação de Sangue Corrente pela Vida. Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp (65) 99229-2034. As coletas serão realizadas das 7h às 11h e das 13h às 17h, no PSF X Cerrado.

Desde janeiro, quando aconteceu a primeira edição, já foram coletadas mais de 200 bolsas de sangue.

O agendamento é necessário. De acordo com a coordenação da campanha, o objetivo é evitar aglomeração na unidade de saúde. Serão observadas todas as medidas de biossegurança para a realização da campanha. São poucos doadores por hora e é muito importante que as pessoas agendadas não faltem no dia da doação.

doacao de sangue 22.05
Foto: Divulgação

Quem pode doar

Pode doar sangue qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais. Também é necessário ter peso mínimo de 50 kg e boas condições de saúde.

[Continua depois da Publicidade]

Quem for doar sangue deve apresentar documento original com foto. No dia da doação, recomenda-se estar descansado e alimentado. Outra recomendação é evitar alimentos gordurosos. O doador também não deve ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação.

Por outro lado, pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus precisam esperar pelo menos 30 dias para doar sangue. Quem já doou sangue precisa de um intervalo mínimo de três meses entre as doações.

Solidariedade

A campanha de doação de sangue é realizada pelo Grupo Corrente pela Vida, formado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores, Associação Luverdense de Imprensa, Agro Baggio, Amazônia Máquinas, Sicredi, BRF, Lojas Maçônicas e Hospital São Lucas, e em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.