Juiz substituto: Sguarezi diz que nomeação é vitória do interior que passa a ter voz no TRE-MT

Advogado, que reside e atua em Lucas do Rio Verde, agradeceu apoio da advocacia mato-grossense e os votos que recebeu de desembargadores na eleição

Fonte: CenárioMT

Abel Sguarezi
(Foto: CenárioMT)

O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) definiu o nome do juiz-membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral em Mato Grosso. Bolsonaro optou pelo advogado Abel Sguarezi, que reside e atua em Lucas do Rio Verde. Sguarezi encabeçou a lista tríplice com os advogados Armando Biancardini Candia e Eustaqui Inacio de Noronha Neto.

A lista tríplice foi formada em agosto do ano passado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Sguarezi obteve 26 votos dos desembargadores do TJMT. Armando Biancardini Cândia, que tentava a reeleição, recebeu 21 votos. Terceiro integrante da lista, Eustaqui Inácio foi votado 16 vezes.

A lista foi analisada pelo Tribunal Superior Eleitoral e validada no mês de novembro. A partir de então, havia a expectativa pela escolha por parte do presidente da República. A nomeação de Sguarezi foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (25).

“É uma vitória mato-grossense, principalmente do norte, do agro, do empresariado. Nós vamos uma voz lá no Tribunal Regional Eleitoral onde julgam os recursos eleitorais, aonde faz a organização das eleições. Uma voz do interior. Pela primeira que teremos um membro do interior e eu sou grato por ter sido escolhido”, declarou ao CenárioMT o advogado.

[Continua depois da Publicidade]

Sguarezi agradeceu o apoio que recebeu da advocacia mato-grossense e aos desembargadores do TJMT que votaram em seu nome para compor a lista tríplice. O agora juiz-membro substituto do TRE-MT também mencionou o Tribunal Regional e também o TSE, que referendou a lista que foi encaminhada ao Ministério da Justiça. “Somos gratos a toda essa escala que percorremos”, ressaltou.

Independência

O advogado luverdense aguarda a definição da posse no TRE-MT. Ele adiantou que vai desenvolver a nova função com ‘muita presteza, transparência e independência’.

“Quando convocado a gente compõe o Tribunal, julga tanto processos eleitorais como trabalha na preparação das eleições. Neste cargo, ao qual fui eleito, tem a organização da questão da propaganda eleitoral”, descreve.

O mandato é de dois anos e o juiz membro substituto pode ser reconduzido ao cargo para um segundo mandato.

Envolvimento com advocacia

Abel Sguarezi tem em seu currículo forte envolvimento com a advocacia. Ele participou de comissões temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, do Tribunal de Prerrogativas. Além disso, o novo juiz membro substituto foi conselheiro estadual pelo segundo mandato e ocupou a presidência da subsecção da OAB Lucas por dois mandatos, além de responder pela Comissão da OAB que defende a duplicação da BR 163.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.