24.7 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 29 julho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEJornada voluntária pode ser alternativa para driblar pouco efetivo na segurança

Jornada voluntária pode ser alternativa para driblar pouco efetivo na segurança

Município poderá formalizar parceria com instituições do Estado para atender setor
Por Da Redação

Um problema comum em municípios em processo de expansão populacional é a demanda sempre crescente por investimentos em diversos setores. Um deles, que impacta diretamente na qualidade de vida, é a segurança. Como ocorre com frequência a transferência de agentes públicos, há necessidade de encontrar alternativas para sanar esses problemas.

Uma possibilidade já adotada pelos municípios é a jornada voluntária, ou jornada delegada. Ela permite que agentes públicos atuem em seus períodos de folga. A iniciativa assegura mais agentes nas ruas e que eles tenham reforço em seus salários.

Em Sorriso, a jornada foi uma alternativa. Agora Lucas do Rio Verde pode adotar esta prática. Neste sentido, o vereador Wladimir Mesquita apresentou indicação direcionada ao município. Nela, Mesquita, que é policial civil, destaca a constante expansão de Lucas do Rio Verde e a transferência de pelo menos dez servidores das forças de segurança para outras cidades no ano passado.

“A jornada delegada fomentará a vinda de novos agentes para Lucas do Rio Verde, de modo a aumentar o efetivo das forças de segurança local, o que, por conseguinte, aumentará também a segurança e intensificará a luta no combate ao crime na cidade”, evidenciou o vereador na indicação.

A parceria entre município e órgãos de segurança, se houver a formalização, utilizaria recursos do Consep, que tem um fundo que recebe investimento de vários setores.

“O valor (a ser pago aos agentes) não virá da Prefeitura em si, mas de várias empresas que darão esse auxílio financeiro ao Consep que destinará esse dinheiro aos servidores públicos”, destacou Mesquita.

- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
“Vão ter que esclarecer no MP”, diz secretária sobre pessoas que tomaram dose extra de vacina em Lucas
julho 29, 2021
Campanhas arrecadam cobertores e agasalhos para doação em cidades de MT durante frente fria
julho 29, 2021