20.4 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 18 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEIsolamento social para casos leves e moderados diminui de 10 para 7...

Isolamento social para casos leves e moderados diminui de 10 para 7 dias

Medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde
Por CenarioMT

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que o Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (10), a redução do tempo mínimo de isolamento social para pessoas com quadros leves e moderados de Covid-19. O período cairá de 10 para 7 dias, caso o paciente não tenha sintomas há, pelo menos, 24 horas.

O período pode cair para 5 dias, caso a pessoa não tenha sintomas respiratórios, febre, não esteja usando medicamentos por 24 horas e tenha resultado do exame RT-PCR ou antígeno negativo.

Se o exame for positivo, é preciso seguir o período de isolamento até o 10º dia.

O Ministério da Saúde reforça a importância de utilizar de máscaras de proteção, evitar aglomerações, bem como não ter contato com pessoas dos grupos de risco.

No início da pandemia, a orientação era de manter a quarentena e distanciamento de outras pessoas, inclusive da mesma casa, por 14 dias. Depois, o período caiu para 10 dias. A nova diretriz do Ministério da Saúde acompanha a atualização do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América.

A mudança foi motivada pelas evidências científicas já conhecidas, que demonstram que a maior parte da transmissão do vírus Sars-CoV-2 ocorre no início do curso da doença, geralmente 1 ou 2 dias antes do início dos sintomas e 2 ou 3 dias depois.

Hoje, o teste de Covid é feito em todas as unidades de saúde de Lucas do Rio Verde. Caso positivo, o paciente é encaminhado para o Pronto Atendimento Municipal – PAM.

Vai viajar?
A Saúde orienta as pessoas a não viajarem durante o período de isolamento de 5 dias após o início dos sintomas. Depois desse período, a recomendação é fazer o teste para detecção do vírus e só viajar se o resultado for negativo, sem sintomas.

Caso não seja possível realizar o teste, a orientação é adiar a viagem por pelo menos 10 dias a contar do início dos sintomas.

Chegou de viagem?
Em caso de qualquer sintoma gripal, a pessoa deve se isolar e procurar atendimento médico para avaliações necessárias.

Com: Ascom Prefeitura / Ramos Júnior

João Ricardohttps://www.cenariomt.com.br
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,350FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,120SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ATUALIZAÇÃO
Novo boletim Covid de Lucas do Rio Verde registra 47 novos casos positivos em 24 horas
janeiro 17, 2022
Lucas do Rio Verde
Conselheiras tutelares de Lucas do Rio Verde recebem capacitação até 21 de janeiro
janeiro 17, 2022
Lucas do Rio Verde
Processo Seletivo nº 02/2021 é homologado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde
janeiro 17, 2022
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde nesta semana
janeiro 17, 2022