24.5 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 03 dezembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEImplantação de núcleo de atendimento influenciou no aumento de registros de violência...

Implantação de núcleo de atendimento influenciou no aumento de registros de violência doméstica, diz investigadora luverdense

Glaci Lins acredita que mulheres passaram a se sentir mais seguras para denunciar casos de violência
Por CenárioMT

O número de registros de casos de violência contra a mulher em Lucas do Rio Verde aumentou nos últimos meses. De acordo com a investigadora da Polícia Civil, Glaci Lins, isso é um reflexo do trabalho desenvolvido no município.

A implantação do núcleo de atendimento a mulheres vítimas de violência ajudou neste sentido. O núcleo foi implantado no segundo semestre deste ano. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar que atua no acolhimento das vítimas.

“Ainda é um número muito alto. Claro que devido, principalmente a divulgação, nós tivemos uma dobra de denúncias. Não se de um aumento real de casos. A verdade é que aumentou a denúncia em virtude até das ações que foram feitas”, analisou a investigadora.

A investigadora disse a CenárioMT que, durante a pandemia, o número de denúncias diminuiu em comparação aos anos anteriores.

Violência

A Lei Maria da Penha tipifica e penaliza cinco tipos de violência contra a mulher: física, sexual, moral, psicológica e patrimonial. Destes, os que envolvem violência acabam sendo os mais comuns e denunciados. Porém, outros tipos de violência acabam afetando toda a família, trazendo marcas profundas.

“Um exemplo é a violência psicológica, violência moral, que infelizmente afeta até os filhos dessas mulheres. Nós vemos hoje muitos homens que estão reproduzindo coisas que eles viram durante a vida toda. E até os filhos dessas mulheres acabam que no futuro vão reproduzir, não intencionalmente, mas sem perceber eles acreditam ser normal ter um relacionamento abusivo, de domínio, de diminuição do outro”, explicou Lins.

Casos de violência contra mulher devem ser denunciados. Entre os canais disponiveis estão os telefones 180, 190, 153, 100, (65) 3548-2565 (CREAS) ou (65) 98464-0568, número do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e à Mulher, que funciona anexo à Delegacia de Polícia Civil, na Avenida Pará, bairro Cidade Nova.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,351FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,096SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

DUAS RODAS
Lucas do Rio Verde sedia 1ª Copa MT de Motocross durante o fim de semana
dezembro 03, 2021
Nós Podemos Nadar
Lucas do Rio Verde sedia competição estadual de natação neste fim de semana
dezembro 03, 2021
Lucas do Rio Verde
Prefeitura protocola projeto de lei que trata da destinação da área para novo projeto habitacional
dezembro 03, 2021
Em Lucas
Raio provoca incêndio em algodoeira em Lucas do Rio Verde; prejuízo de R$ 2 milhões
dezembro 03, 2021