22.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 29 novembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEHospital São Lucas reforça serviços para atendimento a pacientes de Lucas do...

Hospital São Lucas reforça serviços para atendimento a pacientes de Lucas do Rio Verde

Objetivo é evitar que luverdenses busquem atendimento médico em outras cidades mato-grossenses e outros Estados
Por CenárioMT

Diretores do Hospital São Lucas falaram à imprensa nesta terça-feira (19) sobre os serviços oferecidos aos pacientes que residem em Lucas do Rio Verde e cidades vizinhas. A instituição celebrou, recentemente, um novo contrato de gestão com o município, ampliando o número de serviços médicos à população.

De acordo com a diretora técnica do São Lucas, médica cardiologista Iara Giroto, o serviço de nefrologia já é uma realidade há alguns meses. Porém, o paciente que necessita de serviços de hemodiálise com urgência é atendido dentro do próprio hospital. “Conseguimos realizar hemodiálise dentro da UTI. Conseguimos fazer isso enquanto a UTI Covid funcionou e estamos mantendo este serviço na nossa UTI Geral”, explicou.

Contudo, a médica cita que é um serviço ainda em caráter hospitalar e que o paciente que faz hemodiálise de forma crônica ainda precisa sair do município. Entretanto, Iara Giroto ressalta a importância de contar com o serviço no HSL. “O paciente acabava agravando, aguardando hemodiálise, aguardando transferência pra hemodiálise, e isso as vezes tornava o paciente grave a ponto de complicar o seu quadro e a ponto desse paciente ir a óbito ou não ter condições de ser transferido pra outra cidade”, explica.

Equipe de neurocirurgia

A diretora técnica informou ainda que o HSL conta com uma equipe de neurocirurgia que faz avaliações na urgência e emergência de neurologia e neurocirurgia. Com isso, pacientes com traumatismo craniano grave e acidente vascular cerebral hemorrágico e que precisavam de atendimento imediato não precisam ser transferidos com urgência pra outras cidades. “Consegue o atendimento aqui em Lucas. E isso é muito importante. O tempo de transferência às vezes contava pro prognóstico deste paciente, pra evolução dele”, pontuou.

Ainda conforme a médica, tendo um profissional da área atuando no HSL melhora o acompanhamento clinico de determinados pacientes. “É um serviço que começou recentemente, nós já executamos algumas cirurgias de urgência no hospital”, informou Iara, acrescentando que algumas cirurgias eletivas nesta área podem ser realizadas. Segundo ela, é um tipo de cirurgia com demanda reprimida no Estado. São pacientes com tumor cerebral, má formação vascular cerebral e problemas na coluna que precisam de intervenção cirúrgica. “Nesta parte estamos atuando, tanto na urgência e emergência, quanto no atendimento eletivo destes pacientes”.

Ortopedia

Outro avanço citado pela diretora técnica é na área de ortopedia. Alguns procedimentos já eram realizados no HSL. Contudo, casos mais complexos eram encaminhados para o Hospital Regional de Sorriso. “Algumas cirurgias de quadril, fêmur. Hoje em dia essas cirurgias vão ser realizadas aqui no Hospital São Lucas”, anunciou.

Bariátrica

O novo contrato de gestão com o município prevê a realização de cirurgias bariátricas. Os pacientes são avaliados pela rede municipal de saúde e encaminhados para o atendimento no HSL.

Tecnologia

A médica comentou ainda acerca do processo de revitalização do centro de imagens do HSL. Serviços de ultrassom e tomografia foram aperfeiçoados. Iara Giroto explica que foram adquiridos equipamentos de ultrassonografia que permitirão análise com maior precisão e que permitem outros serviços por meio do aparelho.

Na avaliação da diretora técnica, melhorar o centro de imagem permitirá maior agilidade e precisão nos diagnósticos e sequencia no atendimento aos pacientes.

Ainda sem atendimento

Apesar dos avanços na oferta de serviços, alguns tipos de atendimentos ainda não feitos na unidade hospitalar. Pacientes que dependem de tratamentos endovasculares, hemodinâmica e oncologia ainda dependem de centros médicos especializados.

Revitalização na estrutura

O projeto de reestruturação do Hospital São Lucas passa também pela revitalização da estrutura física. O prédio vem passando por adequações conforme orientação da assessoria obtida junto ao Hospital Albert Einsten, uma das referências no segmento médico-hospitalar no país.

A diretora executiva, Ivanilde Rigo, comentou que dentro do processo de revitalização da estrutura do HSL, uma das ações foi a de implantar melhorias no estacionamento do hospital. “Foi instalado o sistema de cancelas, que estão livres neste momento, mas o serviço funcionará mais no final do mês com a cobrança de uma taxa irrisória pra facilitar a entrada de pacientes, médicos e colaboradores”, explicou.

Por meio de parcerias com a iniciativa privada, o HSL conseguiu realizar a pintura externa do prédio, bem como a implantação de equipamentos. “E tem sido um resultado maravilhoso. A gente está alinhando as equipes pra que a gente tenha resultados mais efetivos e que a gente presta um serviço de qualidade junto a comunidade”, avaliou.

A diretora adiantou que o HSL se prepara para tornar-se referência em atendimento hospitalar. “Sendo uma referência hospital-escola até 2024. Já firmamos algumas parcerias, tivemos outros contatos com universidades. Vamos trazer curso de medicina pra Lucas do Rio Verde e curso de enfermagem”, antecipa.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,363FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,091SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Após dois anos sem se apresentar ao público, Orquestra Sinfônica Jovem interpreta clássicos do cinema
novembro 28, 2021
Lucas do Rio Verde
Curso de conserva de frutas leva às participantes mais uma alternativa de fonte de renda
novembro 28, 2021
Lucas do Rio Verde
Acadêmicos da UAB/UFMT apresentam cases relacionados às políticas públicas
novembro 28, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Confira como será o esquema de vacinação das três doses na próxima semana
novembro 27, 2021