Golpe do WhatsApp clonado volta a fazer vítimas em Lucas do Rio Verde

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

GOLPE

A Polícia Judiciária Civil de Lucas do Rio Verde-MT volta a alertar a população quanto ao golpe do ‘WhatsApp clonado‘, que continua fazendo vítimas, que além de prejuízos financeiros, pode ter informações pessoais expostas, causando constrangimentos.

De acordo com o investigador de polícia, Wladimir Mesquita, uma das maneiras dos golpistas agirem é da seguinte maneira “O criminoso, utilizando o número de WhatsApp de um amigo, pede para você digitar a senha que apareceu no seu WhatsApp. Após alguns segundos sua conta será travada e pedirá para você digitar um código. Em seguida você receberá uma ligação pedindo para digitar um código. Após digitar o código seu celular será clonado, e começará ser usado para enviar mensagens solicitando dinheiro emprestado e/ou enviará mensagens à todos os grupos que você participa, travando o celular de quem estiver no grupo”, explicou o policial.

O golpe do WatssApp clonado, de acordo com o site especializado em tecnologia techtudo, já atingiu mais de 8 milhões de brasileiros. Dados de uma pesquisa realizada por uma desenvolvedora de aplicativos de segurança revelam que por dia, mais de 23 pessoas são vítimas da modalidade de golpe.

Geralmente nesse tipo de golpe, além de ter conversas privadas vazadas, os criminosos enviam links maliciosos a outros contatos, além de solicitarem dinheiro a amigos e parentes das vítimas que tiveram o número de WhatsApp clonado.

[Continua depois da Publicidade]

Diante ao grande número de pessoas que vêm caindo no golpe, a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso faz um alerta para que a população fique atenta para não ser vítima dos criminosos.

Polícia Civil de Lucas do Rio Verde alerta população sobre golpe do WhatsApp clonado

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.