20.7 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 17 maio, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEGolpe da lista telefônica continua sendo aplicado em Lucas do Rio Verde

Golpe da lista telefônica continua sendo aplicado em Lucas do Rio Verde

Nos primeiros meses do ano, 4 pessoas registraram queixas no Procon do município
Por Da Redação

Apesar de ter diminuído, o chamado golpe da lista telefônica continua sendo registrado em Lucas do Rio Verde. De janeiro a abril deste ano, 4 pessoas procuraram o Procon do município para registrar queixa. Essas ocorrências levaram o Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor a fazer um alerta à comunidade luverdense.

De acordo com o órgão, é possível prevenir e evitar ser vítima de golpistas. O golpe começa com o golpista oferecendo serviço de atualização de dados do estabelecimento junto a meios de comunicação. Aparentemente não há custo, apenas assinatura de um termo, que na verdade é um documento de compra e venda de serviços. Assim que assinado, a vítima começa a receber cobranças e ameaças de protesto pelos serviços contratados.

Ao solicitar o cancelamento, o criminoso pede para que o comerciante pague a multa. Mesmo paga, as cobranças continuam com a justificativa de que o contrato tem duração de quatro anos.

Orientações

Diante disso, a orientação do Procon é que as pessoas, ao serem contatadas dessa forma ou de qualquer outro meio, leiam os contratos com atenção antes de assinar. Outro procedimento é que compre ou contrate somente de sites seguros, com boas recomendações e que tenham um histórico bom. Além disso, antes de efetuar pagamentos de boletos ou transferência bancária, que as pessoas se certifiquem se o CPF ou CNPJ apresentado condiz com a empresa contratada. Por fim, se a pessoa já foi vítima, a orientação é que registre o Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.

Caso a pessoa tenha dúvida ou suspeita em relação a ação criminosa, o Procon pode ser consultado para as orientações. A unidade atende presencialmente de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h, na Galeria Central de Serviços. O contato pode ser feito também pelo Whatsapp (65) 99225-4188 ou no número fixo (65) 3548-2522.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

VIVA LUCAS
Lucas: Escolinha de bicicross começa atividades nesta segunda-feira (17)
maio 17, 2021
SÃO E SALVO
Em ação rápida, bombeiros resgatam cachorro preso debaixo de contêiner em Lucas do Rio Verde
maio 16, 2021