30 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 18 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEGestantes e puérperas devem procurar os PSFs para vacinação contra a Covid-19

Gestantes e puérperas devem procurar os PSFs para vacinação contra a Covid-19

Seguindo as restrições do Ministério da Saúde, além da vacina AstraZeneca, a imunizante da marca Janssen também não deve ser utilizada
Por Redação CenárioMT com Assessoria

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que gestantes e puérperas devem continuar indo aos PSFs para deixar o nome em uma lista de interesse para a vacinação contra a Covid-19. A medida foi adotada pela Secretaria Municipal de Saúde a fim de monitorar a aplicação e respeitar as restrições de vacinas para esse público-alvo.

Às gestantes e puérperas o comparecimento nas convocações gerais por faixa etária NÃO é indicado para esse grupo devido às restrições de vacinas. Se esse é o seu caso, dê preferência para o agendamento pela lista de interesse disponibilizada nos PSFs.

Se não houver opção e a gestante/puérpera ainda assim optar por ir aos chamamentos de vacinação por faixa etária (no drive-thru/pedestres), é preciso avisar sobre a situação gestacional aos profissionais na tenda de entrada.

ENTENDA AS RESTRIÇÕES

O Ministério da Saúde, em 11/05/2021, no Programa Nacional de Imunizações, anunciou a interrupção do uso da vacina AstraZeneca/Oxford em gestantes frente à ocorrência de um possível evento adverso grave com a vacina em uma gestante.

A partir de então, a aplicação da vacina da AstraZeneca foi proibida para gestantes e puérperas, sendo assim mantida a recomendação do uso das demais vacinas de fator adenoviral como Coronavac (Sinovac/Butantan) e Pfizer (Wyeth).

Com a chegada da marca Janssen no Brasil, em 24/06/2021, uma nova atualização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi lançada no Comunicado GGMON 006/2021, que alerta para a restrição também dessa vacina em gestantes e puérperas.

“Pacientes que sofreram trombose venosa e/ou arterial importante em combinação com trombocitopenia após vacinação com qualquer vacina para a Covid-19 não devem receber a segunda dose da vacina Covid-19 de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz ou da Janssen”, consta o documento.

Apesar do baixo risco de ocorrência de trombose com trombocitopenia (TTS), que pode ocorrer em 0,1% a 0,5% do total de vacinados, há a necessidade de se instituir medidas para a identificação precoce de casos suspeitos e a intervenção oportuna para uma melhor evolução clínica.

As gestantes e puérperas que tomaram a vacina da marca AstraZeneca antes da restrição devem finalizar, preferencialmente, o esquema de imunização com a vacina Pfizer, de acordo com a Nota Técnica nº 6/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, emitida em 22/07/2021 pelo Ministério da Saúde.

“De maneira geral as vacinas Covid-19 não são intercambiáveis, ou seja, indivíduos que iniciaram a vacinação contra a Covid-19 deverão completar o esquema com a mesma vacina. […] Às mulheres que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz e que estejam gestantes ou no puerpério (até 45 dias pós-parto) no momento de receber a segunda dose da vacina, deverá ser ofertada, preferencialmente, a vacina Pfizer/Wyeth”, clarifica a Nota Técnica.

O Ministério da Saúde esclarece que o ALEITAMENTO MATERNO NÃO DEVERÁ SER INTERROMPIDO em caso da vacinação das mulheres. A doação de leite de lactantes vacinadas está permitida.

Considerando a avaliação contínua da relação risco-benefício das vacinas aprovadas para uso no Brasil, a Anvisa mantém a recomendação pela continuidade da vacinação com os referidos imunizantes, uma vez que, até o momento, os benefícios das vacinas superam os riscos associados à infecção por Covid-19.

 

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,314FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde publica novo decreto e atualiza medidas contra a Covid-19
setembro 17, 2021
CENSO
Prefeito diz que população de Lucas do Rio Verde é bem maior que a estimativa divulgada pelo IBGE
setembro 17, 2021
Vida Nova II
10 cadastros foram desclassificados nos últimos dias em Lucas do Rio Verde
setembro 17, 2021
Lucas do Rio Verde
Feirantes de Lucas do Rio Verde apresentam necessidades e Agricultura estuda parceria com Sebrae
setembro 17, 2021