Figur minimiza polêmica, mas alerta que vereadores devem evitar transformar Câmara em palanque político

Presidente disse não ter percebido atos de violência contra vereadora e que os membros do legislativo devem evitar agressões verbais

Fonte: CenarioMT

figur minimiza polemica mas alerta que vereadores devem evitar transformar camara em palanque politico 1077097

O presidente da Câmara de Lucas do Rio Verde, vereador Daltro Figur (Cidadania), procurou minimizar o caráter polêmico e duro de alguns debates durante a sessão ordinária desta segunda-feira (04). Em conversa com a imprensa, o presidente falou sobre a pauta e as discussões de projetos que nortearam os trabalhos.

Daltro comentou sobre o pedido de vistas do recém empossado vereador Marcelo Dal Berto (PP), que pediu prazo para analisar a proposta de distribuir absorventes higiênicos a mulheres e adolescentes de baixa renda.

Durante a sessão foram aprovados outros quatro projetos, além de uma indicação apresentada.

O presidente mencionou sobre a forma de conduzir os trabalhos, procurando dar celeridade à tramitação dos projetos. Na maioria das vezes, o rito adotado procura evitar duas votações, mantendo a pauta limpa.

[Continua depois da Publicidade]

Contudo, as discussões às vezes acabam saindo da normalidade. Nesta segunda-feira (04), ocorreram debates mais acalorados, com reclamações dos vereadores Ideiva Foletto (Cidadania) e Márcio Albieri (PSD). Enquanto o social-democrata reclamava estar tendo seu direito de legislar cerceado, a vereadora, que é vice-presidente da Casa, denunciou ser vítima de violência contra mulher.

“A gente tem que tomar cuidado quando fala, respeitando uns aos outros. Acho que o tom de voz significa muito. Eu não vou gritar com ninguém, mas não vamos admitir ganhar as coisas no grito”, citou Figur. Ele acrescentou que se ‘grito resolvesse alguma coisa, porco não morria faquiado’.

Sobre a reclamação da vereadora Ideiva, Daltro disse não ter percebido que ocorreu algum tipo de violência. “Houve um certo descontrole, mas não podemos levar tudo ao pé da letra, porque as discussões às vezes podem ser acaloradas e aí temos que ter sabedoria”, ponderou. “Temos que evitar fazer da Câmara um palanque político, não é isso que nós queremos, queremos cumprir o papel que os luverdenses esperam de nós”, concluiu.

Discussões acaloradas marcam sessão ordinária da Câmara de Lucas do Rio Verde

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.