Ex-alunos do IFMT de Lucas são aprovados em programa de pós-graduação de referência no país

Eliane Zachert e Fernando Betin foram aprovados com bolsa em seleção de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fonte: CenárioMT com assessoria

ifmt lucas

Dois ex-alunos do Campus Avançado do Instituto Federal de Mato Grosso de Lucas do Rio Verde foram aprovados em programa de pós-graduação de referência no país. Eliane Zachert e Fernando Mateus Michelon Betin são egressos da primeira turma de Bacharelado em Biotecnologia do Campus Avançado. Eles foram aprovados com bolsa em seleção de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

academicos ifmt

O curso é associado a um dos mais renomados centros de biotecnologia da região sul do Brasil, o Centro de Biotecnologia (CBiot) da UFRGS, criado em 1981. Atualmente é classificado com nota 7 pela CAPES, a nota máxima para programas de pós-graduação.

Os alunos atuarão em linhas de pesquisa relacionadas à biotecnologia vegetal. Eliane optou por trabalhar com metabolismo especializado de plantas medicinais, dando continuidade à área de pesquisa que desenvolveu durante seu TCC no IFMT/LRV. Fernando escolheu unir seus conhecimentos adquiridos durante a graduação com a possibilidade de atuar na área de bioinformática.

Durante a trajetória acadêmica, ambos atuaram como alunos de iniciação científica em diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no Campus. Os dois também atuaram como voluntários nas atividades de diagnóstico de COVID-19 por PCR em tempo real no Laboratório de Biologia e Diagnóstico Molecular do Campus junto aos seus respectivos orientadores no ano de 2020, profa. Dra. Camila Fernanda de Oliveira Junkes e prof. Dr. William Pietro de Souza.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os discentes colaram grau em abril de 2021. Desde então Eliane estava atuando em laboratórios de empresas do setor produtivo da região de Lucas do Rio Verde e Fernando exercia atividade autônoma. Os ex-alunos estão muito contentes com o resultado. Eliane Zachert declarou que no mestrado terá oportunidade de continuar trabalhando na área em que se apaixonou durante o curso de graduação em biotecnologia.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.