29.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 18 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEEx-alunos do IFMT de Lucas são aprovados em programa de pós-graduação de...

Ex-alunos do IFMT de Lucas são aprovados em programa de pós-graduação de referência no país

Eliane Zachert e Fernando Betin foram aprovados com bolsa em seleção de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Texto por CenárioMT com assessoria

Dois ex-alunos do Campus Avançado do Instituto Federal de Mato Grosso de Lucas do Rio Verde foram aprovados em programa de pós-graduação de referência no país. Eliane Zachert e Fernando Mateus Michelon Betin são egressos da primeira turma de Bacharelado em Biotecnologia do Campus Avançado. Eles foram aprovados com bolsa em seleção de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O curso é associado a um dos mais renomados centros de biotecnologia da região sul do Brasil, o Centro de Biotecnologia (CBiot) da UFRGS, criado em 1981. Atualmente é classificado com nota 7 pela CAPES, a nota máxima para programas de pós-graduação.

Os alunos atuarão em linhas de pesquisa relacionadas à biotecnologia vegetal. Eliane optou por trabalhar com metabolismo especializado de plantas medicinais, dando continuidade à área de pesquisa que desenvolveu durante seu TCC no IFMT/LRV. Fernando escolheu unir seus conhecimentos adquiridos durante a graduação com a possibilidade de atuar na área de bioinformática.

Durante a trajetória acadêmica, ambos atuaram como alunos de iniciação científica em diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no Campus. Os dois também atuaram como voluntários nas atividades de diagnóstico de COVID-19 por PCR em tempo real no Laboratório de Biologia e Diagnóstico Molecular do Campus junto aos seus respectivos orientadores no ano de 2020, profa. Dra. Camila Fernanda de Oliveira Junkes e prof. Dr. William Pietro de Souza.

Os discentes colaram grau em abril de 2021. Desde então Eliane estava atuando em laboratórios de empresas do setor produtivo da região de Lucas do Rio Verde e Fernando exercia atividade autônoma. Os ex-alunos estão muito contentes com o resultado. Eliane Zachert declarou que no mestrado terá oportunidade de continuar trabalhando na área em que se apaixonou durante o curso de graduação em biotecnologia.

Celso Ferreira Nery
Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

CINEMA NA PRAÇA
Filme produzido em Lucas e que aborda violência doméstica será exibido hoje no Seiti Fujii
agosto 18, 2022
REFORÇADO
Luverdense segue anunciando reforços visando disputa da Copa FMF
agosto 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Cras promove Balcão de Empregos em parceria com o Sine em Lucas do Rio Verde
agosto 17, 2022
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: Proposta de inovação é apresentada a prefeito e equipe de secretários durante reunião
agosto 17, 2022