32.4 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 24 outubro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEEspaço para atendimento à mulher, criança, adolescente e idoso é inaugurado na...

Espaço para atendimento à mulher, criança, adolescente e idoso é inaugurado na Delegacia de Lucas do Rio Verde

Evento teve a participação de diversas autoridades do município e estado
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Atender de forma adequada às vítimas de violência já é uma realidade em Lucas do Rio Verde. O Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher, com início em maio deste ano, teve sua sede inaugurada no fim da tarde desta quarta-feira (16). A solenidade foi realizada na Câmara Municipal, onde diversas autoridades municipais e do estado estiveram presentes. Em seguida, houve o descerramento da placa nas instalações no núcleo, que fica ao lado da Delegacia.

Na inauguração estiveram presentes o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, o delegado-geral da Polícia Judiciária Civil, Mário Demerval, secretário adjunto de Direitos Humanos, Kennedy Dias, além de outras autoridades da Polícia Civil, forças de segurança, Judiciário, representantes do Ministério Público e Defensoria Pública, e vereadores do município.

O novo espaço do Núcleo garantirá atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica e familiar, e de crimes sexuais. O local contará com profissionais capacitados para acolher essas vítimas de forma diferenciada e conta também com atendimento psicológico integrado.

Durante a cerimônia, a equipe do núcleo exibiu um vídeo do depoimento de uma mulher vítima de violência em Lucas do Rio Verde, que recebeu auxílio para sair desse ciclo. Ela esteve no evento e foi homenageada pelas mulheres que vem realizando os trabalhos na unidade.

“Esse núcleo é um importante avanço para Lucas do Rio Verde. Ele representa muito sobre o apoio que daremos às mulheres. Temos a expectativa de avançarmos na área de segurança pública. Solicitamos ao delegado-geral Mário Demerval para que criássemos a Delegacia da Mulher e uma delegacia especializada em roubos e furtos”, destacou Miguel Vaz, chefe do Executivo.

Desta forma, a vítima não terá atendimento na recepção convencional da Delegacia, mas em um local específico com atendimento realizado por mulheres, como a legislação prevê, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O Núcleo é de responsabilidade da Polícia Judiciária Civil e terá suporte da Secretaria de Assistência Social, por meio de equipe responsável no apoio psicológico às vítimas. Ao todo, sete profissionais atuarão nos atendimentos da unidade. A construção da estrutura do núcleo, alocado junto à Delegacia de Polícia da cidade, teve apoio da Secretaria de Infraestrutura e Obras.

“Muitas mulheres, quando se aproximam de uma delegacia convencional, se deparam com alguém do sexo masculino para atender e às vezes um olhar até recriminatório e a mulher acaba até desistindo de fazer sua denúncia. Agora as mulheres se sentirão encorajadas, mais confiáveis com toda essa equipe e estrutura que montamos aqui”, considerou em sua fala a primeira-dama Janice Vaz Ribeiro.

Mário Demerval destacou em sua fala os planos futuros da PJC em ampliar o atendimento da corporação em Lucas do Rio Verde, aumentando o prédio da Delegacia já existente e a possível construção de uma Delegacia da Mulher.

“Estabelecemos de maneira muito positiva a vinda de um novo delegado para cá, talvez até uma mulher, que ficaria responsável pelo núcleo. Posteriormente esse núcleo, com alteração legal, com a vinda de um novo prédio, poderia se transformar em uma delegacia especifica e atendendo de maneira especializada as mulheres”, explicou delegado-geral.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,346FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,068SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
McDia Feliz em Lucas do Rio Verde arrecada R$ 35 mil para ajudar entidades de tratamento contra o câncer
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Atendimentos do TeleLucas estão suspensos a partir de segunda-feira (25)
outubro 23, 2021
Lucas do Rio Verde
Vice-prefeito assume a Prefeitura de Lucas do Rio Verde por 10 dias
outubro 23, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Veja escala da 3ª dose em Lucas do Rio Verde
outubro 23, 2021