36.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 19 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEEquipe do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde inicia a organização...

Equipe do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde inicia a organização de acervo

Moradores da comunidade São Cristóvão contribuirão com o inventário participativo
Por Redação CenárioMT com Assessoria

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura, realizou uma reunião com a comunidade São Cristóvão nesta quinta-feira (12). Em pauta estava a mobilização da comunidade para a realização do primeiro inventário participativo para a organização do Museu Histórico Municipal.

“Tudo em museu é feito por meio de inventário. É por esta ferramenta que se organiza o acervo museológico, seja ele material ou imaterial. Hoje foi dado o primeiro passo por nossa equipe para a organização do acervo que vai constituir as exposições de nosso museu”, destacou a secretária de Cultura, Luciana Bauer.

Na reunião estiveram presentes pioneiros, estudantes da comunidade, professores, a diretora da escola, Andréia Pedrassani, e a vereadora Sandra Barzotto.

O encontro gerou um grande otimismo na comunidade, que demostrou entusiasmo pela criação do museu e a preservação de sua história.

“O museu é uma coisa que a gente sempre quis ver acontecer em Lucas do Rio Verde porque ele vai preservar nossa história. Uma história rica de muitas lutas e conquistas que tivemos porque não recuamos, decidimos fincar nossas raízes aqui e ver até onde iríamos chegar, e toda essa história não pode ficar no esquecimento, por isso queremos parabenizar a prefeitura que está tomando essa iniciativa”, comentou o produtor rural e pioneiro, Vinicius Toppanotti.

A vereadora Sandra Barzotto, moradora da comunidade, falou sobre a importância do museu e a iniciativa de começar os trabalhos pela Comunidade São Cristóvão. “Aqui em nossa comunidade foi onde tudo começou. A cidade iria se localizar aqui, porém devido às questões geográficas foi preciso mudar de local para onde é hoje. Acredito que a gestão municipal vai dar uma das maiores contribuições para a história de nossa gente com a instalação do museu e nossa comunidade está muita satisfeita com essa iniciativa”, comentou.

Durante a reunião foi organizada uma equipe formada por servidores da Cultura, estudantes e membros da comunidade para em seguida acontecer a formação da equipe que vai à pesquisa de campo.

“Antes da pesquisa de campo, será realizada uma reunião técnica para a definição de roteiro da pesquisa. No entanto, o que nos alegra é o entusiasmo da comunidade. Todos os pioneiros presentes apresentaram o desejo de contar suas histórias e os estudantes demonstraram interesse em participar do inventário. Isso é muito motivador”, destacou o coordenador do projeto do Museu, Prof. Oliveira Neto.

O trabalho de organização do inventário participativo é minucioso e a previsão é que parte do acervo imaterial já deve estar em exposição para a comunidade até o final do ano.

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,324FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Bairro Jaime Seiti Fujii recebe revitalização da sinalização viária
setembro 19, 2021
Lucas do Rio Verde
Sistema Único de Saúde (SUS) completa 31 anos de existência neste domingo
setembro 19, 2021
Lucas do Rio Verde
Pouco mais de 40% dos cadastros de túmulos do Cemitério Municipal foram atualizados
setembro 18, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde é destaque regional por trabalho desenvolvido pela saúde do homem
setembro 18, 2021