31.2 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 27 julho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEEntenda os serviços e atendimentos oferecidos pelo Cras e Creas de Lucas...

Entenda os serviços e atendimentos oferecidos pelo Cras e Creas de Lucas do Rio Verde

Os centros de referências trabalham aliados, mas há diferenças 
Por Redação CenárioMT com Assessoria

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) são serviços essenciais prestados pela Assistência Social dos municípios brasileiros. Cada um com a sua competência, visando o direito de liberdade, ir e vir e benefícios governamentais do cidadão que necessita.

CRAS
O Cras é a porta de entrada da Assistência Social, pois trabalha na atenção básica. Significa dizer que utilizam de ações preventivas para que a pessoa não chegue no estágio de perder os direitos violados.

São através de serviços que o Cras atua, sendo eles:
.Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);
.Serviço de convivência e fortalecimento de vínculo;
.Serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos.

O PAIF consiste em atender a família, acolher e entender o contexto, especificando vulnerabilidades e criando medidas objetivando superações.

O Cras também organiza encontros com a comunidade para debater assuntos como moradia, drogas e violação de direitos. Visitas efetuadas pelas assistentes sociais aos domicílios das famílias são feitas pelo Centro de Referência. A concessão de auxílios, como cestas básicas é feita através de avaliação, visita, identificação das necessidades de quem solicita. Ter cadastro único atualizado também é importante.

CREAS
O Creas trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, com direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminações sociais.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social trabalha através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). Oferece ações de orientação, proteção e acompanhamento às famílias com um ou mais membros em situação de risco pessoal e social, ameaça ou violação de direitos.

PROFISSIONAIS
Psicólogos, assistentes sociais, professores, estudantes de nível médio que atuam como ajudantes administrativos são os profissionais que atuam auxiliando as famílias e indivíduos que necessitam dos serviços.

BENEFÍCIOS
O Cadastro Único, conhecido como CadÚnico, é ferramenta utilizada para identificar e caracterizar famílias de baixa renda, permitindo entender melhor a realidade socioeconômica de quem procura por um benefício. Pedem-se informações como características de residência, identidade dos beneficiários, educação, status de trabalho e renda, etc.

Através dessas informações coletadas pelo Cadastro Único que a pessoa será implementada nas políticas assistenciais, com os programas para auxiliar essas famílias.

CONTATO
CRAS
Endereço: Av. Bahia, 236 – Jardim das Palmeiras, Lucas do Rio Verde – MT
Telefone: (65) 3548-2563

CREAS
Endereço: Av. Bahia – Jardim das Palmeiras, Lucas do Rio Verde – MT
Telefone: (65) 3548-2565
 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Logística
(VÍDEO) Vaz participa de inauguração do terminal ferroviário da Rumo Logística em Goiás
julho 27, 2021
PLANEJAMENTO E CIDADE
Lucas do Rio Verde: Investimentos em obras e projetos são divulgados pela LDO
julho 27, 2021