23.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 19 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEEm Lucas do Rio Verde, Campanha de Doação de Sangue acontece mais...

Em Lucas do Rio Verde, Campanha de Doação de Sangue acontece mais cedo em dezembro

A coleta é realizada uma vez por mês, no último sábado, mas para dezembro a data foi antecipada pelo Hemocentro
Por Redação CenárioMT com Assessoria

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso e o Grupo Corrente pela Vida, informa que no mês de dezembro a campanha de doação de sangue será antecipada para o dia 11, por causa das celebrações de fim de ano – que incluem Natal e Réveillon.

A coleta costuma ser feita uma vez por mês, geralmente no último sábado. Será a décima segunda ação realizada em 2021.

A campanha será realizada das 7h às 11h e das 13h às 17h, no PSF X, localizado na rua Mangabeira, bairro Cerrado. Os interessados em doar sangue devem agendar horário, a partir do dia 9 de dezembro, pelo número de WhatsApp que será disponibilizado em breve. Ao todo, serão oito doadores por hora.

O agendamento tem como objetivo evitar aglomeração na unidade de saúde, respeitando todas as medidas de biossegurança para a realização da campanha.

O uso de máscaras é obrigatório e a equipe de profissionais da Saúde solicita ainda que os doadores não levem acompanhantes e nem crianças no dia da coleta.

Para doar sangue é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. O candidato deve ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais) e pesar no mínimo 50 quilos. No dia da doação o candidato não pode estar em jejum, deve fazer um lanche leve, evitando alimentos gordurosos.

Não pode doar sangue a pessoa que estiver com gripe, resfriado ou infecção acompanhada de febre; for portadora de sífilis, malária ou doença de Chagas; for alcoolista crônica ou tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; tenha fumado nas duas horas anteriores; tenha sido exposta a situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis; tenha história atual ou pregressa de uso de drogas injetáveis ilícitas; tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade; tenha realizado endoscopia há menos de 6 meses; estiver grávida, em período de até 3 meses pós-parto ou amamentando.

Pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus precisam esperar pelo menos 30 dias para doar sangue. E quem já doou sangue precisa de um intervalo mínimo de três meses entre as doações.

“O que nos une é a solidariedade!”

O Grupo Corrente pela Vida é composto pela Prefeitura, Câmara de Vereadores, Associação Luverdense de Imprensa, Agro Baggio, Amazônia Máquinas, Lojas Maçônicas e Hospital São Lucas.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,350FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,121SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Confira o calendário esportivo para fevereiro e março de 2022 em Lucas do Rio Verde
janeiro 19, 2022
Lucas do Rio Verde
Janeiro Roxo: Lucas do Rio Verde realiza ações educativas sobre hanseníase nos PSFs
janeiro 19, 2022
AÇÃO INTEGRADA
Trio detido por tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde tinha até máquina pra cartão
janeiro 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Obras faz troca de madeiramento em manutenção de ponte no interior de Lucas do Rio Verde
janeiro 18, 2022