Em Lucas: Após detecção de caso de raiva em morcego, moradores devem ficar alerta

Animal infectado foi encontrado em residência no bairro Pioneiro. Técnico do Indea alerta para evitar que animais façam moradia em forros de residências

Fonte: CenárioMT

pref lrv 243
(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informou na tarde desta segunda-feira (09) o registro de um caso de raiva animal em um morcego. O animal infectado foi capturado numa residência no bairro Pioneiro. Por isso, a comunidade deve ficar alerta em relação a animais domésticos, como cães e gatos.

Segundo a Vigilância Sanitária, alguns cuidados devem ser observados pela população. Uma delas é relacionada aos animais domésticos. Cães e gatos domiciliados estejam vacinados contra a raiva. Caso um morcego seja encontrado, as pessoas não devem se aproximar do animal. Se houver a captura, o morcego deve ser acondicionado em recipiente adequado para evitar fuga. Baldes ou caixas são ideais para essa finalidade.

“Orientamos que, em caso de possível exposição ao vírus da raiva e/ou contato com o animal, deve-se lavar imediatamente o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde para atendimento, se necessário, aplicação de vacina ou soro antirrábico”, salienta a supervisora da Vigilância em Saúde, Claudia Engelmann.

A supervisora cita ainda que a raiva humana é uma das infecções mais antigas e temidas e é transmitida ao homem quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele lesionada ou mucosa, por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.

[Continua depois da Publicidade]

WhatsApp Image 2022 05 09 at 12.40.41

Vedar acesso a forros

A confirmação do caso positivo foi feita pelo Indea. O animal capturado foi encaminhado para análise laboratorial.

O médico veterinário do Indea, Clodomiro Reverdito, reforçou a necessidade de alerta caso seja localizado algum morcego na região do bairro Pioneiro. Ele lembra que é necessário evitar o risco de os animais conseguirem abrigo nos forros de residências. “A questão maior é não permitir o abrigo deles, isolar forros de casa”, explica.

Reverdito cita que estes morcegos se alimentam de insetos e/ou frutas e podem circular num raio de até 10km.

Apesar de ser animal com hábito noturno, o morcego foi capturado durante o dia. Ele estava tentando morder um animal doméstico.

Conforme a Secretaria de Vigilância Sanitária, um segundo morcego foi capturado. Ele foi encontrado morto. Os técnicos enviaram o animal para análise no laboratório.

Conforme a Vigilância, cada situação de contato deve ser avaliada pela equipe da Saúde.

Em Lucas do Rio Verde, não havia registros de raiva em morcego, tendo sido diagnosticado apenas um caso positivo de raiva em bovino no ano de 2019.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.