37.9 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEEducadores de Lucas do Rio Verde recebem formação em Robótica para expandir...

Educadores de Lucas do Rio Verde recebem formação em Robótica para expandir trabalhos pedagógicos

Kits para construir e programar robôs funcionais foram entregues aos participantes
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Estimular o raciocínio lógico, ajudar na organização de modo geral, propiciar uma melhor escrita, auxiliar no desempenho pessoal e profissional, estimular a criatividade. A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde ofertou aos educadores da rede municipal uma formação de robótica para adquirir mais conhecimento e fortalecer estas ações nas instituições de ensino.

Os participantes receberam kits da marca Lego do Brasil, revendidos pela empresa Positivo, que realizou o curso. Trata-se do Lego Education, peças para ensinar conceitos científicos ao mesmo tempo que permite construir e programar robôs funcionais.

“A ideia é formar um professor por escola nesse primeiro momento para conseguirmos começar a desenvolver os projetos em sala de aula e começar a cativar os outros professores”, explica Marcelo Wagner Verardi, coordenador do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional.

Robótica é a ciência que estuda as tecnologias associadas a concepção e construção de robôs e tem grande aplicação em diversas áreas, desde a produção industrial, medicina até atividades domésticas. A robótica educacional é um método de aprendizagem focado no conceito que mistura ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática. Os kits auxiliarão nas aulas.

Os professores aprenderam no curso desde o conceito básico do trabalho com o kit, contagem das peças, montagem e a programação para o funcionamento do robô.
“Utilizaremos materiais diversos e até mesmo peças de outros robôs para que a criança adquira conhecimento e vivência nessa montagem, trabalhar a solução de problemas durante o desenvolvimento, por exemplo”, reforça o coordenador.

Participaram da capacitação, educadores das escolas municipais do Ensino Fundamental I e II.

“O próximo passo é iniciar as oficinas nas escolas integrais para que as turmas já iniciem o aprendizado da robótica. O objetivo é o desenvolvimento para competir em olimpíadas, que pretendemos realizar futuramente, além de feiras e eventos estaduais”, conclui o coordenador.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,336FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,039SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

FORMAÇÃO
Empresários de Lucas do Rio Verde participam de palestra sobre Liderança com Elias Lourenço
setembro 23, 2021
Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe visita de secretária de Educação de Marcelândia
setembro 23, 2021
SOLIDARIEDADE
Lucas do Rio Verde sedia mais uma etapa da campanha de doação de sangue neste sábado (25)
setembro 23, 2021
EM BUSCA DA SEDE PRÓPRIA
Projeto para construção da sede própria da Defensoria em Lucas será apresentado na próxima semana
setembro 23, 2021