39.5 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 21 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEEducação Sexual é tema do Grupo de Mulheres no PSF VII

Educação Sexual é tema do Grupo de Mulheres no PSF VII

Ação surgiu diante da necessidade detectada nos atendimentos na unidade de saúde
Por Redação CenárioMT com Assessoria

As tardes das últimas terças-feiras foram um pouco diferentes do habitual para quinze mulheres que fazem acompanhamento médico no PSF VII – Primaveras. Isso porque estiveram participando do Grupo de Mulheres, tarde de esclarecimentos e troca de experiências sobre Educação Sexual especificamente para o público feminino.

Os encontros foram divididos por temas: anatomia reprodutora feminina; Infecções Sexualmente Transmissíveis e, no último, métodos contraceptivos e violência contra a mulher.

A médica Maria Fernanda Toledo Brandão, que conduziu o Grupo, explica que a ideia surgiu das demandas de atendimentos diários. “Foi uma necessidade que percebi ao longo dos atendimentos aqui na unidade, que as pacientes tinham muitas dúvidas relacionadas diretamente à saúde da mulher. Então, o objetivo é que elas conheçam o próprio corpo, os benefícios e malefícios das coisas e o que podem tomar de atitude frente a todos esses assuntos abordados”, afirma Maria Fernanda.

A gestante Maria da Cruz tirou um tempinho do trabalho e participou dos encontros. “Eu estou fazendo pré-natal e, no meu caso, foi a médica mesmo que convidou. Eu achei muito interessante a ideia, especialmente nesse momento de gestação que surgem tantas dúvidas”, conta Maria.

Sobre a importância do autoconhecimento, a médica explica ainda o objetivo principal dos encontros. “A educação faz com que as mulheres se conheçam e, ao se conhecer, elas podem escolher o que é melhor para elas. Por exemplo, minha função não é dizer que determinado método contraceptivo é o melhor. Eu quero explanar o que existe e que está disponibilizado na rede pública do município para que elas tenham a segurança de escolher o que é melhor para cada uma”, declara.

Devido à pandemia, o grupo segue as medidas de biossegurança e possuiu capacidade máxima de 15 pessoas, mantendo o distanciamento.

Mulheres atendidas no PSF VII – Primaveras que tenham vontade de participar dos próximos encontros podem deixar o nome completo em uma lista de interesse na recepção da unidade.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,333FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Município auxilia com projeto de ponte do Rio Marapé na MT-010 entre Lucas do Rio Verde e Tapurah
setembro 21, 2021
TRÂNSITO
Prefeitura garante suporte a servidores da GM envolvidos em acidente e a proprietários de veículos atingidos
setembro 21, 2021
LOGÍSTICA
Ex-prefeito usa redes sociais para comemorar avanço na vinda de ferrovia para Lucas do Rio Verde
setembro 21, 2021
DESAPARECIDA
Polícia faz buscas por moradora de Lucas do Rio Verde; adolescente está desaparecida desde o último sábado
setembro 21, 2021