22.4 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 29 novembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEEducação: Profissionais de Lucas do Rio Verde fazem manifesto contra extinção da...

Educação: Profissionais de Lucas do Rio Verde fazem manifesto contra extinção da Assessoria Pedagógica

Mobilização chamou a atenção das pessoas que trafegavam pela Avenida São Paulo, bairro Alvorada, onde está localizada a Assessoria Pedagógica
Por CenárioMT

Um grupo de profissionais que atuam em escolas da rede pública estadual de ensino participou de um manifesto na manhã desta quarta-feira (27) em Lucas do Rio Verde. Eles são contra o fechamento da Assessoria Pedagógica no município. A extinção foi proposta pelo Governo do Estado que pretende criar núcleos e diretorias regionais de educação em cidades polo.

Vários profissionais empunharam cartazes com frases defendendo o diálogo e a gestão democrática. Outras pautas também foram lembradas pelos profissionais, como a proposta de municipalização de escolas e o não pagamento da RGA (Revisão Geral Anual) pelo governo estadual.

O manifesto em frente a sede da Assessoria Pedagógica, na Avenida São Paulo, bairro Alvorada, durou cerca de uma hora.

Extinção

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público, Tânia Jorra, declarou que a extinção da assessoria e a municipalização de escolas trarão reflexos negativos para a comunidade. Ela defendeu ainda que o Estado mantenha diálogo com o segmento, o que não vem ocorrendo.

“Qual a referência que o Estado terá se não tiver mais a Assessoria Pedagógica?”, questionou.

Pela proposta, o Estado extinguiria as Assessorias Pedagógicas, mas criaria Núcleos de Educação e Diretorias Regionais de Ensino. Na região de Lucas, os núcleos seriam implantados em Itanhangá e Tapurah. Já a DRE seria instalada em Sinop, que se tornaria responsável por cerca de 60 escolas da região.

Jorra reclamou ainda do que a categoria classifica como desmonte da educação, como um todo. “Eles têm um olhar diferenciado sobre a educação, mas não dialogam com a sociedade, com os profissionais envolvidos e ai torna a situação mais difícil. Infelizmente a educação só consegue alguma coisa se manifestando”, destacou.

Paralisação

De acordo com a presidente do Sintep, o 27 de outubro se tornou dia de mobilização e manifestação em todo o Estado. As subsedes do sindicato definiram as pautas, como as citadas em cartazes no manifesto desta manhã.

A presidente da subsede reclamou sobre a falta de diálogo. Tânia Jorra lembrou o processo de municipalização que envolve toda a comunidade escolar. Porém, ele vem sendo tratado apenas pelos governos estadual e municipal, embora os reflexos sejam negativos para profissionais e pela própria comunidade.

“Afeta a carreira, o atendimento, porque a escola atendia do 1º ao 9º ano e passa a atender somente do 1º ao 5º ano, os alunos do 6º ao 9º terão que ser realocados para outras instituições. Afeta a vida profissional e funcional das pessoas, afeta de todas as maneiras. A gente tentou o diálogo várias vezes, mas ficou bem claro que o diálogo entre as gestões e o que a gente pode fazer é manifestações mesmo”, lamentou.

Em Lucas do Rio Verde aderiram à paralisação as Escolas Manoel de Barros, Márcio Shabat, Dom Bosco e Ângelo Nadin, de forma parcial. A Escola Luiz Carlos Ceconello, que passa pelo processo de municipalização, não aderiu à mobilização.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,362FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,091SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Após dois anos sem se apresentar ao público, Orquestra Sinfônica Jovem interpreta clássicos do cinema
novembro 28, 2021
Lucas do Rio Verde
Curso de conserva de frutas leva às participantes mais uma alternativa de fonte de renda
novembro 28, 2021
Lucas do Rio Verde
Acadêmicos da UAB/UFMT apresentam cases relacionados às políticas públicas
novembro 28, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Confira como será o esquema de vacinação das três doses na próxima semana
novembro 27, 2021