27.7 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 23 maio, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEEducação de Lucas do Rio Verde lança Programa Diálogos Socioemocionais

Educação de Lucas do Rio Verde lança Programa Diálogos Socioemocionais

Objetivo é fortalecer a humanização nas escolas com apoio dos institutos Ayrton Senna e BRF
Redação CenárioMT com Assessoria

Visando desenvolver habilidades socioemocionais dos estudantes, incentivando o protagonismo na construção e na realização de projetos de vida, a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde buscou parceria com o Instituto Ayrton Senna para o lançamento do Programa Diálogos Socioemocionais.

Para apresentação do cronograma de ações, educadores da rede municipal se reuniram no auditório da Prefeitura, nesta terça-feira (10), para melhor conhecimento.

O programa atende todos os alunos matriculados no ensino fundamental – anos finais da rede municipal – e professores. Especificamente em Lucas do Rio Verde, serão 150 professores participando das capacitações, que atuam nas escolas: São Cristóvão, Fredolino Vieira Barros, Eça de Queirós, Menino Deus, Olavo Bilac e Cecília Meireles. Já os alunos, 2.163 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Para apresentação do programa, o sociólogo Helton Souto Lima, gerente do Núcleo de Integração de Soluções Educacionais do Instituto Ayrton Senna, com sede em São Paulo (SP), esteve presente. “É um trabalho atrelado e articulado com o currículo da escola. A ideia é que as disciplinas, como língua portuguesa, matemática, história, geografia, os professores possam também, dentro desse processo, desenvolver todo um trabalho voltado para o desenvolvimento de competências, como o engajamento com o outro, amabilidade, autogestão, autodeterminação. O objetivo é que esse trabalho promova uma educação que seja cada vez mais integral para os estudantes de Lucas do Rio Verde”, resume Helton.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, avalia que ações desenvolvidas para trabalhar a humanização são necessárias na educação. “Somos conhecedores que o resultado na aprendizagem dos estudantes muitas vezes está relacionado à influência do professor. A atuação do professor gera efeitos no desenvolvimento intelectual, físico, cultural e socioemocional dos estudantes. Pensando nisso, a Secretaria de Educação investe há muitos anos na formação continuada dos professores. O programa terá um olhar especial para o aprimoramento das competências socioemocionais dos professores e também dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, fortalecendo emocionalmente educadores e alunos para o enfrentamento dos desafios diários”, avalia.

O Programa Diálogos Socioemocionais tem apoio financeiro do Instituto BRF.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

EM BUSCA DA TITULAÇÃO
Em busca de regularização de imóveis, Comel pede apoio para a Câmara de Lucas do Rio Verde
maio 23, 2022
Mato Grosso
Polícia Civil prende em Lucas do Rio Verde foragido da Justiça do Estado de São Paulo
maio 23, 2022
Lucas do Rio Verde
Edição do Campeonato Municipal de Futebol 7 terá mais de 40 equipes
maio 23, 2022
MEIO AMBIENTE
Corpo de Bombeiros começa a planejar combate a queimadas na região de Lucas do Rio Verde
maio 23, 2022