Reforçando o compromisso com uma educação de excelência, Lucas do Rio Verde se destaca ao alcançar 83% de execução das estratégias previstas no Plano Municipal de Educação 2015-2025 (PME). Ao todo, são 183 estratégias distribuídas em 18 metas, das quais 152 já foram cumpridas pelo município, ainda em 2024. Esse resultado é uma conquista da união de esforços da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria de Estado de Educação, das instituições privadas e do Ensino Superior.
“O segundo relatório de monitoramento mostra que Lucas do Rio Verde continua comprometido e focado em garantir a realização das ações planejadas nos últimos dez anos. Agora, com a aprovação do próximo Plano Nacional de Educação, surge o desafio de reelaborar o Plano Municipal de Educação, atualizar as metas e fazer com que Lucas continue avançando na área educacional nos próximos dez anos”, ressaltou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
Nesta semana, os membros do Fórum Municipal de Educação (FME) e do Conselho Municipal de Educação se reuniram para realizar a Conferência do Biênio 2023-2024 do PME.
“Lucas do Rio Verde se destaca no estado por ser um dos poucos municípios que possui um Fórum de Educação para monitorar e realizar as conferências das metas. Das 183 estratégias previstas, apenas 3% não foram executadas e 14% estão em andamento. Esse resultado é fruto do trabalho desenvolvido na área da Educação e do compromisso da gestão pública, que demonstra preocupação e uma dedicação especial”, destacou o coordenador do FME, Paulo Angeli.
A Rede Municipal foi protagonista na execução do PME. Entre as metas alcançadas, destaca-se a Meta 1, que prevê a universalização e a ampliação da oferta de Educação Infantil no município. Esse avanço foi possível graças à criação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) e à construção dos C.E.I.s Paulo Freire e Darcy Ribeiro, além da ampliação das creches Menino Jesus e Anjo da Guarda e dos C.E.I.s Aquarela e Anjo Gabriel.
O município também se destacou no atendimento na Educação Básica a alunos com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades, previsto na Meta 7. Esta foi realizada por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais, da oferta de formações em Libras para professores e monitores e das capacitações promovidas pelo Projeto Alavancas, do Instituto Rodrigo Mendes. Além disso, o apoio do Programa Anjos da Escola fortaleceu o acompanhamento desses estudantes e de suas famílias, oferecendo atendimento psicológico e pedagógico.
As crescentes notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), prevista na meta 6, da rede municipal de ensino entre os anos de 2015 e 2023 demonstram o empenho da Secretaria e dos profissionais de educação para promover a qualidade da educação básica em todas as etapas e a melhoria do fluxo escolar.
Os resultados alcançados até aqui refletem o compromisso contínuo de Lucas do Rio Verde com uma educação de qualidade, inclusiva e inovadora. O desempenho do município na execução do Plano Municipal de Educação 2015-2025 evidencia a união de esforços entre gestão pública, profissionais de educação, instituições parceiras e comunidade, garantindo avanços significativos para todos os estudantes. O trabalho segue, sempre buscando aprimorar ainda mais o ensino e fortalecer o futuro das próximas gerações.


















