22.1 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 14 junho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEDuplicação da BR 163 deverá ser uma das bandeiras do Cidesa nos...

Duplicação da BR 163 deverá ser uma das bandeiras do Cidesa nos próximos meses

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental elegeu prefeito e vice nesta segunda-feira (17)
Por Da Redação com informações Ascom

A próxima diretoria do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Cidesa) deverá atuar pela duplicação da BR 163, na região médio-norte e norte de Mato Grosso, e preparar os municípios para as vindas de ferrovias para a região. Nesta segunda-feira (17) os municípios que compõem o consórcio se reuniram e elegeram os membros da nova diretoria.

Para presidente foi eleito o prefeito de Sorriso, Ari Lafin. Como vice, os prefeitos do consórcio elegeram o gestor de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz. A assembleia que definiu os nomes foi realizada em Sorriso. Além do comando, também foram aprovados os membros do conselho fiscal, que será formado por secretários dos municípios que integram o bloco.

Foram definidas na assembleia, as regras de rateio dos custos e o poder de voto de cada município, nas decisões do grupo. A proposta é que a organização do Cidesa funcione seguindo o modelo do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires.

Pautas

Segundo o vice-presidente, prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, o consórcio terá muitas frentes de trabalho, por atuar na área econômica, social e ambiental dos municípios. Logística, que é uma das maiores deficiências enfrentadas pelos municípios, deve estar em pauta nos próximos meses.

“São vários temas na nossa pauta, mas existem demandas que necessitam de maior empenho, como a duplicação da BR 163 e a vinda das ferrovias. E nós temos que estar atentos, para que a região cresça de forma organizada.”

Cidesa

Atualmente, o Cidesa é formado por 13 municípios. Participaram da assembleia, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários dos municípios consorciados.

Os trabalhos devem começar em um mês, até que sejam resolvidas as questões legais referentes a reativação do consórcio. O mandato é de dois anos e o da nova diretoria termina no ano que vem.

O presidente do consórcio, prefeito de Sorriso, Ari Lafin ressaltou a importância da união dos municípios, no planejamento, elaboração e execução de projetos que tenham como objetivo, o desenvolvimento da região.

“A nossa intenção é que todos os prefeitos participem dos grupos de estudo que nós iremos criar, porque as demandas afetam de uma maneira ou de outra, todos os municípios. Essa união de forças e o comprometimento de todos trarão um resultado muito promissor.”


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

IMUNIZAÇÃO
Lucas do Rio Verde imuniza 750 pessoas em Dia de Campanha contra a Covid-19
junho 13, 2021
Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021