20.7 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 17 maio, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEAprovado projeto de lei que obriga divulgação de lista de vacinados contra...

Aprovado projeto de lei que obriga divulgação de lista de vacinados contra a covid-19 em Lucas do Rio Verde

Projeto foi aprovado nesta segunda-feira (26) e agora segue para sanção do prefeito Miguel Vaz
Por Da Redação

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade nesta segunda-feira (26), durante sessão ordinária, projeto que torna obrigatória divulgação da lista de vacinados contra a covid-19 em Lucas do Rio Verde. A matéria é de autoria do vereador Marcos Paulista (PTB) e vai à sanção do prefeito Miguel Vaz.

De acordo com o vereador, a proposta é dar mais transparência e evitar possíveis fraudes. A medida vem de encontro à iniciativa do Tribunal de Contas do Estado. Na última semana, o órgão pediu providencias a vários municípios mato-grossenses em que havia a suspeita de que pessoas mortas seriam computadas como vacinadas contra a covid.

“Temos acompanhado no Estado e no país fraudes nestas vacinas. Temos visto vídeos, vacina que não chega, que não aplicada, e a população nos procura. Temos que ter ferramentas pra trazer essa tranquilidade pra população luverdense”, explicou em entrevista o autor do projeto.

Na justificativa, Paulista cita projeto de autoria de Sílvio Fávero, parlamentar que morreu de covid-19. Antes de falecer, ele elaborou projeto de lei que torna obrigatória a divulgação da lista das pessoas vacinadas em Mato Grosso. O projeto de Fávero foi aprovado em duas sessões, como determina o rito da Assembleia Legislativa, e foi encaminhado para sanção do governador Mauro Mendes.

O projeto

A lista de vacinados deve ser divulgada diariamente e atualizada até às 19 horas no site oficial da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e em outras redes e canais oficiais.

O relatório deverá conter nome completo da pessoa vacinada, carteirinha do SUS, data e local onde ocorreu a vacina e a que grupo prioritário a pessoa pertence. Nos casos de vacinação de servidores públicos, deverá conter ainda a lotação, o cargo e a função.

Números

Até esta segunda-feira (26), Lucas do Rio Verde tinha recebido 6.273 doses de vacina, sendo que 5.415 foram aplicadas. Existem ainda 858 doses que foram reservadas.

Desse montante que foi aplicada, 3.499 refere-se a primeira dose e o restante, 1.916, à segunda doses de imunizante.

Por categorias

Apenas dois grupos seguem sendo vacinados em Lucas do Rio Verde. De acordo com informações apuradas por CenarioMT, 2.032 idosos receberam a primeira dose e 984 também já receberam a segunda dose.

Em relação aos trabalhadores da saúde, 1.467 receberam a primeira dose. 932 trabalhadores já vacinados pela segunda vez, como orienta o Ministério da Saúde.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

VIVA LUCAS
Lucas: Escolinha de bicicross começa atividades nesta segunda-feira (17)
maio 17, 2021
SÃO E SALVO
Em ação rápida, bombeiros resgatam cachorro preso debaixo de contêiner em Lucas do Rio Verde
maio 16, 2021