27 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 24 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEDia D da vacinação antirrábica será em 25 de setembro

Dia D da vacinação antirrábica será em 25 de setembro

Todos os PSFs estarão abertos, das 7h às 17h, para vacinação de cães e gatos, apenas no local
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Donos de cães e gatos, atenção! Chegou o período do ano de colocar a vacinação dos seus pets em dia. A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde convoca toda a população para levar cães e gatos para a vacinação contra a raiva.

O Dia D da campanha será em 25 de setembro (sábado), das 7h às 17h, em todos os PSFs do município. A Vigilância Sanitária pede que os donos de pets levem a caderneta de vacinação atualizada. A vacina contra a raiva deve ser aplicada anualmente em animais domésticos.

Para ser vacinado o animal precisa ter, pelo menos, quatro meses de vida e não estar doente no dia da vacinação. Além disso, em casos de fêmeas, o animal não pode estar gestante ou amamentando.

A Nota Técnica nº 001/2021, da Secretaria de Estado de Saúde, reforça que é proibido entregar vacinas aos proprietários dos cães e/ou gatos para serem aplicadas em casa, delegando aos mesmos a responsabilidade da vacinação de seus animais. Os donos devem levar os animais ao local para a aplicação.

A população rural será atendida nos devidos PSFs após o Dia D da campanha em cronograma a ser informado posteriormente.

A expectativa é que aproximadamente 13 mil animais sejam vacinados até o final da campanha deste ano. No ano anterior, 12.091 cães e gatos foram imunizados contra a raiva durante todo o período de vacinação.

O que é a raiva?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda com um alto nível de letalidade, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central, causando grande inchaço no cérebro.

A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus. Se um animal, inclusive cães e gatos, estiver infectado com a raiva e morder, lamber ou arranhar um indivíduo, ele pode acabar por desenvolver a doença.

A vacinação dos animais é a melhor forma de prevenir a difusão da raiva. Dessa forma, a vacinação antirrábica é essencial não só para cães e gatos, como também é uma forma de prevenção da saúde pública.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,333FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

GUARDA MUNICIPAL EM AÇÃO!
Idoso é detido suspeito de cometer abuso sexual contra criança de 03 anos em Lucas do Rio Verde
setembro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 1.500 jovens de 19 anos ou mais são vacinados contra a Covid-19
setembro 23, 2021
Lucas do Rio Verde
Secretaria de Esporte e Lazer divulga circuito da Corrida Setembro Amarelo
setembro 23, 2021
FORMAÇÃO
Empresários de Lucas do Rio Verde participam de palestra sobre Liderança com Elias Lourenço
setembro 23, 2021