30.7 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 26 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEDesenvolvimento infantil e Vigilância Ambiental são temas de capacitação em Lucas do...

Desenvolvimento infantil e Vigilância Ambiental são temas de capacitação em Lucas do Rio Verde

Profissionais da Saúde e Educação passam por atualização sobre marcos do desenvolvimento na infância e endemias
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Dando continuidade aos trabalhos relacionados ao Agosto Dourado em Lucas do Rio Verde, profissionais da Saúde e da Educação receberam capacitações, na última semana, a fim de serem atualizados sob o tema “Marcos do desenvolvimento infantil”.

Expressar um sorriso, virar de bruços, rolar na cama, sentar, engatinhar, falar, andar. Essas são algumas das habilidades que vão sendo adquiridas pelos bebês assim que os meses vão passando. A essas mudanças evolutivas é dado o nome de marcos ou saltos de desenvolvimento na infância.

O acompanhamento da criança deve ser feito, obrigatoriamente, do nascimento até os dois anos de idade, para identificar e diagnosticar precocemente possíveis doenças na primeira infância. O acompanhamento de profissionais da saúde, deve acontecer, no entanto, ao longo de toda a vida.

O mesmo treinamento também foi realizado em um outro momento, na Casa dos Conselhos, com os médicos do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de Lucas do Rio Verde.

“Nosso objetivo enquanto formadores da educação permanente em Saúde é trazer um olhar e atendimento mais humanizado às unidades de saúde. Por isso a importância da qualificação constante dos nossos profissionais”, afirma Tatiani da Rocha, Programa Escola de Saúde Pública Municipal de Lucas do Rio Verde (PESPM).

Vigilância Ambiental

Também na última semana foi realizado um treinamento com a equipe da Vigilância Ambiental (agentes endemias), na Casa dos Conselhos. A especialista em sistemas, serviços e saúde pública, Fernanda Dotto, abordou sobre a importância do profissional da área e assuntos gerais sobre a função da vigilância ambiental no combate às endemias.

Um dos pontos abordados é que o agente de endemias é uma das ferramentas do SUS que possibilita o acesso da população às ações e aos serviços de informação, saúde, promoção social e de proteção da cidadania. Além disso, o contato dos agentes com a comunidade permite, além da detecção de possíveis endemias, a criação de vínculos duradouros com os pacientes.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,341FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

TRISTEZA NA PEDREIRA
Bombeiros resgatam corpo de homem que se afogou em Lucas do Rio Verde
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
Corrida Setembro Amarelo é marcada pela alegria e boa participação dos luverdenses
setembro 26, 2021
LUTO
Caminhoneiro que residia em Lucas do Rio Verde é encontrado morto no interior do Paraná
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE - Luverdenses de 18 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 25, 2021