Delegado pede que a comunidade auxilie com informações sobre homicídios ocorridos em Lucas

Três crimes ocorreram entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, todos com indícios de execução

Fonte: CenárioMT com João Ricardo

marcelo maidame
Foto: João Ricardo/CenárioMT

A Polícia Civil de Lucas do Rio Verde segue com as investigações de três homicídios ocorridos no município entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. Um quarto homicídio é acompanhado e apurado pela delegacia luverdense pela similaridade aos que ocorreram em Lucas do Rio Verde. Nele, a vítima foi encontrada com sinais de execução numa área próxima a divisa entre Sorriso e Lucas do Rio Verde. Como o local onde o corpo foi localizado pertence a Sorriso, cabe à Polícia daquele município investigar.

O delegado Marcelo Maidame, que coordena as investigações, observa que os quatro crimes têm ligação com o tráfico de drogas. As vítimas teriam envolvimento com facção criminosa e estaria ocorrendo disputa por espaço dentro do esquema de comercialização de entorpecentes. Dois dos três homicídios cometidos em Lucas ocorreram no bairro Veneza. No terceiro, o corpo foi encontrado numa vala nas proximidades do bairro Jaime Seiti Fujii.

Maidame explica que as investigações estão avançando, porém, faltam informações que podem dar celeridade à elucidação dos assassinatos. “infelizmente a gente sabe que existe a venda de drogas, o tráfico de drogas na cidade. Está existindo neste momento em Lucas do Rio Verde uma disputa desse espaço dentro da facção Comando Vermelho e, lamentavelmente, nós policiais não conseguimos intervir. Cabe a Polícia Civil investigar, estamos investigando, temos uma linha de investigação. Não temos dúvida que foram execuções”, apontou.

“A gente precisa de apoio da própria população, porque este tipo de crime a gente encontra dificuldades em conseguir provas pra incriminar as pessoas que nós estamos investigando. Eu peço aos familiares destas vítimas, amigos dessas vítimas, ou alguém que saiba alguma coisa, que venha até a Delegacia, passe informações através do 197, procure nossos investigadores, eu mesmo, os delegados daqui, pra que esses crimes não fiquem impunes”, destacou o delegado.

Para a polícia, independente do envolvimento das vítimas (três adolescentes e um adulto) com a criminalidade, a elucidação dos crimes faz parte da atuação investigativa da instituição.

[Continua depois da Publicidade]

Menores de idade

Nos últimos anos, tem aumentado o ingresso de menores no mundo do crime. Marcelo Maidame observa que os adolescentes deveriam estar frequentando escolas e envolvidos em práticas saudáveis, acabam atraídos pela marginalidade. O delegado explica que os motivos são diversos, contudo o resultado nem sempre é o esperado. No caso dos três adolescentes, entraram para a triste estatística de mortes provocadas pelo tráfico. “Vítimas de execução e tudo relacionado ao tráfico de drogas, a disputa do comércio ilícito em Lucas do Rio Verde”, lamentou.

Por meio de investigação, chegou ao conhecimento da polícia notícias que podem ocorrer novas execuções em Lucas do Rio Verde. Marcelo Maidame salienta que essas informações são informais e foram obtidas por meio de redes sociais. “Nada de concreto. Aqui na delegacia não apareceu nenhuma vítima pedir ajuda ou dizer que está sendo ameaçada. Fica até difícil pra Polícia atuar nestes casos. Mas o que temos são informações informais, nada de concreto. Quero dizer a toda população que nós estamos a disposição, de toda a comunidade. Se alguém se sente ameaçado, que venha até a delegacia, registre seu boletim de ocorrência pra nós apurarmos e até evitarmos um mal pior”, ressalta.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.