29.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 28 julho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEDelegado inicia oitivas para esclarecer furto de doses de vacinas em Lucas...

Delegado inicia oitivas para esclarecer furto de doses de vacinas em Lucas do Rio Verde

Por Cenário MT

O delegado de polícia Eugênio Rudy Junior, da delegacia judiciária civil de Lucas do Rio Verde-MT, começou na tarde desta quarta-feira (23) a ouvir os servidores públicos que atuam no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Rio Verde.

O objetivo do delegado é esclarecer de que forma ocorreu o furto de 84 doses de vacinas AstraZenica da sala de imunizantes. A descoberta do furto aconteceu na tarde de ontem, terça-feira (22).

No local não há sistema de monitoramento por câmeras. Um fato que chama a atenção da polícia é que não há indícios de arrombamento de portas ou janelas.

“A Polícia Civil imediatamente foi para o local, assim que acionada pela Procuradora do município, e ao verificarmos que se tratava realmente de furto, acionou a POLITEC (Perícia Oficial e Identificação Técnica) de Sorriso, que também esteve no local. Os peritos levantaram indícios que possa a investigação da Polícia Civil até a autoria delitiva”, comentou.

“É importante frisar que não houve arrombamento do local. Isso já, inevitavelmente, nos encaminha para uma linha de investigação. Porém, como é inicial as investigações, estamos colhendo as oitivas de testemunhas, de pessoas que trabalham naquele local, das pessoas que são responsáveis pelo armazenamento daquelas vacinas. Então nesse sentido as investigações estão iniciando e vamos tomas todas as providencias para elucidar este caso e saber que foram ou quem foi a pessoa que subtraiu as vacinas”, reforçou o delegado.

Foto: Ascom Prefeitura/Duana Centenaro

NOTA OFICIAL – Furto de vacinas contra a Covid-19

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde esclarece que registrou Boletim de Ocorrência, nesta terça-feira (22), após constatar a ausência de 84 doses da vacina contra a Covid-19 da marca AstraZeneca. Os imunizantes estavam em um PSF, onde seriam utilizados para vacinação por agendamentos.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que todas as doses de imunizantes recebidas semanalmente ficam centralizadas na Vigilância em Saúde, de onde são redistribuídas aos PSFs à medida em que os agendamentos são realizados.

A unidade básica de saúde em questão foi abastecida com 210 doses, total que seria suficiente para os agendamentos de terça e quarta-feira. Desse número, cerca de 90 doses já haviam sido aplicadas. No final da tarde, ao conferir o estoque, trabalho que é feito diariamente, e perceber 17 frascos vazios, uma das servidoras da unidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. Uma equipe da Polícia Civil foi acionada para fazer o registro da ocorrência e isolamento do local. A Secretaria informa que a sala do PSF onde ficam os imunizantes não tinha câmera ou controle de acesso.

Conforme a Procuradoria Municipal, será instaurada uma sindicância interna para apurar o caso e todas as medidas cabíveis serão tomadas conforme decorrer do processo. O Ministério Público também já foi informado sobre o caso. O Município segue acompanhando a investigação da Polícia para prestar esclarecimentos à população.

A Secretaria de Saúde informa ainda que a vacinação por agendamento prevista para esta quarta-feira não será prejudicada.

A Prefeitura fará as devidas solicitações ao Governo do Estado a fim de obter uma reserva técnica, reaver o quantitativo perdido e não causar prejuízos àqueles que receberiam as doses furtadas.

TRANSPARÊNCIA
Reiterando o compromisso em manter a transparência com a sociedade luverdense, a Prefeitura salienta que, de acordo com o painel de distribuição de vacinas do Governo do Estado de Mato Grosso, dos 141 municípios, Lucas do Rio Verde é o quinto colocado com maior índice de aplicação de vacinas, sendo 78% dos imunizantes já aplicados em primeira e segunda dose. As demais doses ainda em reserva são destinadas à segunda dose ou aguardam agendamento por pré-cadastro.

No portal exclusivo para Coronavírus, no site da Prefeitura, em “Transparência”, é possível acompanhar todo o processo de recebimento e destinação de doses do município pelos documentos oficiais do Ministério da Saúde e Governo do Estado de Mato Grosso. No “Vacinômetro”, todas as doses já aplicadas e à quais públicos foram destinados.

Demais informações sobre o panorama atual da vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde, acesse: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus.

 

- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

CULTURA
Inscrições para oficina de hip-hop estão abertas na Secretaria de Cultura
julho 28, 2021
NOVA CHANCE
Prefeitura de Lucas é uma das 4 em MT que contratam mão de obra de recuperandos
julho 28, 2021