36.8 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 20 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEDefesa Civil faz mapeamento de áreas de risco em Lucas do Rio...

Defesa Civil faz mapeamento de áreas de risco em Lucas do Rio Verde

Trabalho foi iniciado nesta terça-feira (24) e prossegue hoje. Técnicos já identificaram área considerada crítica para habitação
Por CenárioMT

Técnicos da Defesa de Civil de Mato Grosso estão em Lucas do Rio Verde fazendo o mapeamento de áreas consideradas de risco. O trabalho começou ontem e prossegue nesta quarta-feira. O acompanhamento dos trabalhos é feito pela Secretaria de Segurança e Trânsito do município.

De acordo com o gerente da Defesa Civil no Estado, sargento Jose Bruno de Souza Filho, o mapeamento parte, inicialmente, de imagens de satélite. São vistoriados locais próximos a rios, córregos e nascentes. Estes locais, segundo o sargento, são mais propícios a alagamentos em períodos chuvosos.

Uma das áreas visitadas foi o chamado Recanto dos Macucos, área que margeia o Rio Verde.

“Identificamos lá uma área com construções, uma área de chácaras, que é propensa a alagamentos nas cheias de rio. Este ponto vai ser catalogado e identificado, sendo repassado através de laudo para a Prefeitura como área de risco alto ou muito alto a alagaMENTOS”, explicou.

Outro local visitado foi Parque dos Buritis, região central de Lucas do Rio Verde. A cada período chuvoso, a região na baixada da Avenida Mato Grosso também é alvo de alagamento.

O geólogo José Antonio da Silva, do Serviço Geológico do Brasil, reforçou que o trabalho executado busca identificar o nível de risco de cada região habitada em locais de desnível.

”É um trabalho institucional e visa mapear no Brasil inteiro todos os municípios em que existem esse tipo de problema urbano. E esses problemas fazem com que os gestores municipais acabem gastando muitos recursos em medidas paliativas para remediar depois que o evento já aconteceu.  Nosso objetivo é preventivo. Fazer o mapeamento antes pra poder subsidiar os gestores públicos”, adiantou.

Coordenadoria de Defesa Civil

O gerente da Defesa Civil disse a CenárioMT, que esse mapeamento pode indicar ao município a necessidade de criação de uma coordenadoria de Defesa Civil local. Sargento Bruno informou que a Política Nacional de Defesa Civil prevê que os municípios contem com coordenadorias locais. “Ter uma coordenadoria local tem uma importância que não dá pra mensurar. A Defesa Civil atua em várias frentes, apoiando os órgãos da Prefeitura, do Estado, tanto na prevenção quanto na resposta”, adiantou.

No s primeiros dias de gestão, o prefeito Miguel Vaz anunciou para os próximos meses a realização de uma reforma administrativa. A criação de uma Coordenadoria de Defesa Civil é uma das propostas.

Edgar Savaris acompanhou a equipe de geólogos e da Defesa Civil. Ele explicou que os dados coletados durante a visita são importantes e devem direcionar ações preventivas, evitando situações futuras. Savaris lembrou que há poucos anos os moradores do Recanto dos Macucos encararam problemas de alagamentos. “Na época muitas pessoas ficaram desabrigadas. Muitas tiveram dificuldades para entrar em suas casas, tendo que usar botes. Foi uma situação bastante complicada”, citou.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,333FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,039SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ferrovia em Lucas
Em Lucas Mauro Mendes assina contrato para construção da 1ª Ferrovia Estadual; Acompanhe ao vivo
setembro 20, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde nesta semana
setembro 20, 2021
PRIMEIRA DOSE
Luverdenses de 19 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 20, 2021
Projeto FotoArte II
Projeto Foto Arte II promove circuito cultural em Lucas do Rio Verde (MT)
setembro 20, 2021