37.6 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 16 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDECultura convoca artistas para levantar demandas e discutir participação em editais de...

Cultura convoca artistas para levantar demandas e discutir participação em editais de fomento

Secretaria salientou necessidade da classe realizar o cadastro cultural do Município
Por Redação CenárioMT com Assessoria

A Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde convocou uma reunião com a classe cultural local, no fim da tarde desta quinta-feira (19), para levantar as demandas da categoria e abordar a participação desses artistas em editais de fomento à produção cultural.

A reunião foi conduzida pela secretária Luciana Bauer, que se apresentou formalmente aos artistas à frente da secretaria, e contou com a participação também da coordenadora de Cultura, Anelise Duarte, e Christine Rigo, assessora adjunta. Membros do Conselho Municipal de Cultura também estiveram presentes para acompanhar as discussões.

Uma das pautas foi o cadastro cultural do Município, um tipo de banco de dados da Cultura que serve para moldar quais políticas e ações serão desenvolvidas a partir do número de pessoas inscritas e suas áreas de atuação.

O cadastro cultural é um requisito obrigatório para que os produtores culturais se inscrevam nos editais, seja do estado ou município. Atualmente, o cadastro possui apenas 29 inscritos e, por esse motivo, a pasta faz um apelo para que os artistas realizem a inscrição, para que tenham acesso aos recursos dos projetos.

“É a partir desse cadastro que nós vamos ter um censo dos artistas de Lucas do Rio Verde e isso é fundamental para delinear as nossas próximas ações e propostas de trabalho”, apontou a secretária.

Outro ponto abordado foi o edital da Lei Aldir Blanc, que deve ter uma segunda edição em Lucas do Rio Verde com o recurso restante, no valor de R$ 411.288,88. A Lei Aldir Blanc (nº 14.017) foi criada em junho de 2020 para atender o setor cultural do Brasil afetado com as medidas impostas em razão da pandemia da Covid-19.

“Estamos tentando estreitar esses laços para que a gente possa cada vez mais abrir novas oportunidades e trazer qualificação para essas pessoas, para que elas estejam preparadas para participar desses projetos. Queremos escutar as necessidades deles buscando sempre o respeito por cada seguimento da cultura”, contou Anelise.

Os artistas locais também foram parabenizados pela classificação no edital Movimentar, do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. Das 35 inscrições realizadas por luverdenses, 29 foram classificados em resultado preliminar.

Os artistas podem procurar a pasta para tirar dúvidas, fazer a inscrição no cadastro cultural e ainda solicitar auxílio no processo de inscrição nos editais. O telefone para contato é o da Secretaria de Cultura 3549-2549 e o e-mail [email protected]

“É importante que o poder público demonstre interesse em ouvir os produtores culturais. Isso nos traz um espírito de otimismo e é assim que se resolve as coisas mesmo. É importante que a gente sinta que estamos sendo olhados e amparados”, falou o músico Shell Bezerra.

Um workshop de fotografia para mídias digitais está sendo organizado para os produtores culturais, a ser lançado em setembro, que em breve será divulgado.

“São várias ações conjuntas que visam um único bem: o cidadão de Lucas do Rio Verde ter produção cultural de qualidade e poder acessar essa produção. A gente sabe que ela existe e é de qualidade”, afirmou a secretária Luciana.

 

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,324FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,035SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Espaço para atendimento à mulher, criança, adolescente e idoso é inaugurado na Delegacia de Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Esporte inicia recuperação de gramado no campo do Jaime Seiti Fujii
setembro 16, 2021
SEGURANÇA PÚBLICA
Executivo consegue apoio para ampliar estrutura da Polícia Civil em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
SE DEU MAL
Em ação rápida, Guarda Municipal frustra roubo a residência de Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021