11.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 30 julho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDECovid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde

Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde

Município segue Plano Nacional de Operacionalização e Imunização do Ministério da Saúde na vacinação contra a Covid-19
Por Redação CenárioMT com Assessoria

O município de Lucas do Rio Verde informa a todos os cidadãos que, na atual fase, estão sendo imunizados:

– Pessoas acima de 18 anos, que possuem comorbidades e já fizeram o pré-cadastro no site da Prefeitura (clique aqui para realizar o cadastro)
– Pessoas com 55 anos completos ou mais, sem comorbidades (chamamento feito por faixa etária decrescente, à medida que mais doses são recebidas para essa finalidade)
– Pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 18 a 59 anos de idade
– Profissionais da Educação
– Gestantes e puérperas (com apresentação da Prescrição Médica assinada pelo profissional e paciente)

RECOMENDAÇÕES ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS:

O Município de Lucas do Rio Verde recebeu doses da marca Pfizer e convoca, então, gestantes e puérperas, com e sem comorbidades, para a vacinação contra a Covid-19.

A ação será na próxima quinta-feira (24), das 7h às 10h30, no Parque de Exposições (Pavilhão da Expolucas), entrada pela Avenida Beira Mata. Também terá acesso para pedestres.

A nova atualização do Plano de Vacinação do Ministério da Saúde determina que esse grupo prioritário deve apresentar uma indicação médica para obter o recebimento da vacina. A Prescrição Médica, com indicação e liberação do profissional, deve também ser assinada pela paciente. Um modelo do documento está disponível para download no site da Prefeitura para pacientes e profissionais médicos da rede pública e privada do município.

Não há necessidade de fazer pré-cadastro ou agendamento. No dia da vacinação as mulheres devem apresentar: documento oficial com foto, a prescrição médica assinada e a carteira de vacinação. Para gestantes, também levar carteira de gestante. Puérperas devem apresentar a certidão de nascimento do bebê, que deve ser de até 45 dias completos até o dia da campanha (24).

Gestantes e puérperas, com e sem comorbidades, que já haviam feito o pré-cadastro no site da Prefeitura devem comparecer neste dia para a vacinação. Não será feito agendamento via telefone.

Se houver dúvidas procure o profissional que faz seu acompanhamento de pré-natal e/ou o PSF mais próximo de sua residência.

QUEM JÁ FOI IMUNIZADO?

– Idosos acima de 60 anos de idade
– Pessoas com Síndrome de Down (acima de 18 anos)
– Pacientes que fazem tratamento de hemodiálise (acima de 18 anos)
– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas (incluindo Guarda Municipal), por meio de lista nominal
– Profissionais da Saúde
– Profissionais da Educação até Ensino Fundamental

Cada grupo possui uma determinação diferente para a vacinação. Alguns por convocação de faixa etária, por pré-cadastro ou ainda por meio de lista nominal advinda de órgãos responsáveis, como é o caso de profissionais de Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas e profissionais da Educação.

Se você faz parte de algum dos grupos que já foram vacinados, mas ainda não recebeu a imunização, procure informações com a Vigilância em Saúde, das 7h às 11h, pelo telefone (65) 3548-2502.

PRÓXIMOS PASSOS:

Apesar de ter sido divulgado pelo Governo do Estado e do interesse em ampliar a vacinação para além dos grupos acima citados, até o momento não foram recebidas doses destinadas aos públicos de: caminhoneiros, profissionais da indústria e trabalhadores da imprensa.

Para Lactantes e Assistência Social, o Estado já comunicou que virão doses para esse público-alvo, porém ainda não foi divulgada a quantidade de vacinas que serão entregues e as doses ainda não chegaram em Lucas do Rio Verde.

A sequência da prioridade é definida pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. No entanto, o envio, quantidade e finalidade das doses, é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio de resoluções recebidas semanalmente. Cabe aos municípios, receber e aplicar as doses seguindo as diretrizes das documentações oficiais.

A Secretaria de Saúde informa que não é possível saber com antecedência qual será o próximo grupo contemplado, mas que as resoluções do Estado têm seguido predominantemente a ordem do Plano Nacional. Clique aqui para ver a lista completa das prioridades do Ministério da Saúde e acompanhe os canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde para mais informações.

IMPORTANTE:

– Pessoas com comorbidades devem fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura, apresentando laudo médico e comprovante de residência. O pré-cadastro estará disponível até o dia 30 de junho no site da Prefeitura. A partir dessa data, quem não se cadastrou irá ser vacinado de acordo com a convocação de faixa etária.

– Mantenha os dados atualizados. Se você já fez o pré-cadastro deve acompanhar a situação e o status do cadastro, independente do grupo prioritário em que se encaixa. Pendências de documentação e/ou inconsistência de dados pessoais são os maiores motivos de não agendamento da vacina.

– Em “Transparência”, você pode acompanhar todo o processo de recebimento e destinação de doses do município pelos documentos oficiais do Ministério da Saúde e Governo do Estado de Mato Grosso. No “Vacinômetro”, todas as doses já aplicadas e à quais públicos foram destinados. Demais informações sobre o panorama atual da vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde, clique em https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus
A vacina é proteção individual e coletiva. VACINE-SE.

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
“Vão ter que esclarecer no MP”, diz secretária sobre pessoas que tomaram dose extra de vacina em Lucas
julho 29, 2021
SAÚDE
Lucas do Rio Verde volta registrar óbito em decorrência da Covid-19
julho 29, 2021