28.9 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 05 maio, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDECorpo de Bombeiros completa 13 anos em Lucas do Rio Verde

Corpo de Bombeiros completa 13 anos em Lucas do Rio Verde

13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar foi inaugurada em 30 de abril de 2008. Desde então, corporação atendeu quase 35 mil ocorrências
Por Da Redação

Uma cerimônia ocorrida na tarde desta sexta-feira (30) no Quartel João Alfaro Duarte marcou os 13 anos de atuação do Corpo de Bombeiros em Lucas do Rio Verde. Representantes do comércio, poder legislativo e executivo participaram do ato que contou com parte do efetivo da corporação no município.

Perfilados, os militares ouviram o subcomandante da 13ª CIBM, tenente Gustavo Corrêa, a primeira dama do município, Janice Ribeiro, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lucas do Rio Verde (Acilve), Vilson Kisrt, o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes, e os vereadores Daltro Figur, Ideiva Foletto, Sandra Barzotto, Gilson Fermino e Wlad Mesquita, sobre a atuação da corporação desde a sua implantação no município, em 30 de abril de 2008.

“Eu moro aqui desde 1987. Eu sei as dificuldades que existiram no passado por não ter, no município, o Corpo de Bombeiros. A gente hoje só tem a parabenizá-los. A gente reconhece a qualidade do serviço, o comprometimento de cada um”, assinalou Janice Ribeiro.

“Hoje foi uma lembrança muito boa. Há 13 anos nós estávamos neste local, foi construído um palco ali na frente quando teve a inauguração. Um município como Lucas, na época, não ter o Corpo de Bombeiros parece que faltava alguma coisa e a Acilve contribuiu para que viesse o Corpo de Bombeiros”, recorda Vilson Kirst, citando que as empresas que dependiam de vistoria ou documentação da corporação eram obrigadas a recorrer à unidade militar localizada em Sinop. “Nós tínhamos uma dificuldade. Mas, me sinto feliz por novamente estar representando a Acilve neste ato”.

Base de apoio

O secretário de Segurança e Trânsito anunciou que ainda este ano a instituição militar contará com uma base de apoio para descentralizar os atendimentos. Como o quartel está localizado aos fundos do bairro Tessele Junior, há uma demora relativa no atendimento a ocorrências em bairros como o Jaime Seiti Fujii, por exemplo, um dos mais distantes da base. Paulo Nunes informou que a base funcionará na Avenida Brasil.

“Estamos na elaboração do projeto. Será um projeto rápido, porque não é uma obra definitiva, é uma base de apoio. Vamos ser o mais ágil possível e acredito que no mês de agosto ou setembro, no máximo, a gente conte com a base de apoio funcionando”, antecipou.

A base de apoio seria construída com a utilização de contêiner, podendo ser removida do local futuramente.

“Estamos empenhados em conseguir essa base para a instituição e que deve acontecer esse ano. Com isso, dar uma condição melhor de trabalho pra esses guerreiros”, reforçou o presidente da Câmara, Daltro Figur.

Jornada extraordinária

Nunes também falou sobre a jornada extraordinária que vai premiar militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que poderão reforçar seus orçamentos e ampliar o efetivo disponível para atender a sociedade. É possível que a jornada comece a funcionar no próximo mês.

Ocorrências

O comando fez um balanço sobre o número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros ao longo dos 13 anos. Ao todo foram feitos 34.813 atendimentos diversos, desde ocorrências a serviços técnicos e atividades comunitárias. Quase metade dessas ações foi em atendimento pré-hospitalar, com pouco de 16 mil registros.

“O Corpo de Bombeiros presta serviços que são fundamentais para que a população possa ser bem atendida, que a gente consiga prestar um serviço técnico com muita segurança. A gente não faz só o atendimento pré-hospitalar, por exemplo, e nem só atendimento aos incêndios. Nós também fazemos a parte de serviço técnico, de prevenção, palestras, projetos sociais. E eu acredito, com muita verdade, que todas essas ações por parte da nossa instituição são muito importantes, são muito relevantes para o município”, destacou o tenente Corrêa.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

POLÍCIA
Morre irmã do deputado estadual Elizeu Nascimento; Ângela morava em Lucas do Rio Verde
maio 05, 2021
VIA 190
Homem é preso por ato libidinoso em ônibus interestadual em Lucas do Rio Verde
maio 05, 2021