37.9 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 20 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDECopa Nortão reuniu capoeiristas do Brasil e do exterior em Lucas do...

Copa Nortão reuniu capoeiristas do Brasil e do exterior em Lucas do Rio Verde

O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto, com portões fechados
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Lucas do Rio Verde recebeu capoeiristas do Brasil e do exterior na Copa Nortão de Capoeira, realizada pelo Grupo Alcateia com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, neste final de semana (14 e 15).

Um dos participantes convidados foi o Mestre Mola, brasileiro que vive na França e se dedica exclusivamente à Capoeira há mais de 30 anos.

“É muito prazeroso vir até aqui e ver que o Município reconhece e valoriza a Capoeira. E mais emocionante ainda ouvir e cantar o Hino Nacional que cantei inúmeras vezes lá fora, agora em meu país. É gratificante ver a dimensão que a Capoeira tomou a nível mundial e perceber que ela foi adotada por outros países, como forma de expressão esportiva e cultura. Eu tenho a honra de representar e divulgar a modalidade no exterior”, declarou.

Apesar do mundo estar atravessando um momento de crise sanitária, a Gestão Municipal não hesitou em demonstrar seu apoio à Capoeira, respeitando todos os protocolos de biossegurança, disponibilizando álcool em gel aos participantes e preservando o uso de máscaras, justamente para garantir a continuidade desta e de outras competições.

“A gente apoia as pessoas que estão à frente deste tipo de evento. Como bem sabemos, ninguém faz nada sozinho e isso tudo é fruto do trabalho de uma equipe arrojada, de pessoas que querem fazer acontecer. A Cultura tem um espaço muito especial na nossa gestão. Aos poucos, as portas estão se abrindo rumo à normalização do cotidiano, agora mais ainda com o avanço da vacinação no município. Agradeço muito pela vinda de todos os atletas e suas delegações de Mato Grosso, dos outros estados e também aos que vieram de fora do país”, frisou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

A secretária Municipal de Cultura, Luciana Bauer, que é professora de Educação Física por formação, falou da Capoeira como esporte e também como expressão de arte.

“Estamos muito felizes em ver de perto a expressão da Capoeira como arte, pois sabemos da sua importância na história do Brasil, de Mato Grosso e de Lucas do rio Verde, haja visto que é uma tradição de séculos. Nós, como Prefeitura, temos o dever de apoiar este tipo de manifestação, pois o momento exige arte e esporte como forma de se manter esperançoso”, explicou.

Na competição, que foi dividida em 5 categorias, Lucas do rio Verde alcançou as primeiras colocações com os alunos Scooby (3º lugar dos graduados) e o aluno Sorriso (1º lugar do masculino).

O idealizador da Copa, professor Anjo, não escondeu sua alegria com esta edição e afirma que foi um sucesso.

“A Copa Nortão de Capoeira é um evento de competição desportivo-cultural. No ano passado não pudemos realizar a competição, que já é muito esperada pelos atletas, mas, neste ano, graças ao apoio da Secretaria Municipal  de Cultura e da Gestão Municipal como um todo, pudemos concretizar este momento. Os participantes do exterior vieram como árbitros convidados, que ajudaram a avaliar o nível técnico dos atletas, contribuindo ainda mais com a troca de aprendizados e de informações. O evento foi um sucesso, todos saíram satisfeitos pelos momentos que puderam compartilhar conosco, com a competição em si, as classificatórias, as aulas de aquecimento, as finais, os saraus, pinturas e apresentações com dança e música”, frisou o professor.

Para o aluno Vitor Michel, este foi um momento satisfatório e de muita emoção pelo reencontro que a Capoeira pôde promover entre os participantes. “É uma alegria rever os amigos depois de dois anos distantes. É sempre muito bom participar desta competição, porque nos mantém bem entrosados, com aulas técnicas e práticas, além do prazer que é nos apoiar uns aos outros. E a Capoeira é isso.”

As categorias foram: feminino (16 anos acima); masculino (16 anos acima); graduados; absoluto feminino e absoluto masculino. Os atletas vencedores ganharam medalhas e troféus. Além disso, os primeiros colocados nas categorias absoluto feminino e masculino foram premiados com uma bicicleta cada.

 

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,333FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

SOB NOVA DIREÇÃO
Novo coordenador da Guarda Municipal é apresentado durante sessão da Câmara
setembro 20, 2021
SEGURANÇA
Policia procura por homem que esfaqueou amigo em Lucas do Rio Verde
setembro 20, 2021
DIA DO GAÚCHO
“É importante manter nossa tradição para as próximas gerações”, diz patrão do CTG de Lucas
setembro 20, 2021
Lucas do Rio Verde
Bairro Jaime Seiti Fujii recebe revitalização da sinalização viária
setembro 19, 2021