31.2 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 03 agosto, 2021
InícioCENÁRIO AGROCoordenador do Movimento Pró 3 Ferrovias participa de reunião no Paço Municipal

Coordenador do Movimento Pró 3 Ferrovias participa de reunião no Paço Municipal


-

Nesta sexta-feira (25) será lançado em Lucas do Rio Verde o Movimento Pró 3 Ferrovias. O evento será na Câmara de Vereadores a partir de 19 horas. Agora pela manhã, o coordenador do movimento, Vicente Vuolo, participou de reunião na Prefeitura Municipal, juntamente com o prefeito Miguel Vaz, secretários, presidente da Câmara de Vereadores, Daltro Figur, e representantes de entidades luverdenses, como OAB e Sindicato Rural. Na ocasião, Vuolo adiantou como o movimento atuará para fortalecer o projeto de implantação das três ferrovias em Mato Grosso.

Com localização estratégica, Lucas do Rio Verde será o entroncamento ferroviário, recebendo ramais das ferrovias Ferronorte (Senador Vicente Vuolo), Ferrogrão e de Integração do Centro Oeste (FICO).

O prefeito Miguel Vaz assinalou que o momento é importante. O gestor lembrou o empenho do pai do coordenador do movimento. O senador Vicente Vuolo marcou sua trajetória com a vinda da Ferronorte a Mato Grosso. Com esse legado, vai atuar para que os projetos de implantação das três ferrovias se tornem realidade nos próximos anos. “É um início de uma grande ação voltada para esse movimento pró 3 ferrovias. Para que esse movimento traga resultados, seja efetivo, que seja realmente apresentados os documentos aos órgãos competentes. O movimento traz pra região uma importância muito grande que é a economia do frete e a redução de acidentes nas rodovias”, avaliou.

Falando em nome das entidades, o presidente do Sindicato Rural, Antonio Lira, destacou a importância que a vinda de ferrovias terá para que o Estado consiga melhorar as condições de logística, um dos maiores gargalos enfrentados no momento de escoar a produção. Com três ferrovias, o segmento produtivo poderá optar qual a rota para a exportação dos produtos regionais. “Estamos engajados neste movimento, o Sindicato Rural dando todo o apoio”, resumiu Lira.

Vuolo assinalou que durante foi apresentado e aprovado o encaminhamento da reunião que marcará o lançamento do movimento Pró 3 Ferrovias. O coordenador observou os projetos das ferrovias têm obstáculos a serem vencidos. “Com essa integração de toda a sociedade, da classe política, irá facilitar o trabalho do Ministro Tarcísio (Freitas) e presidente Bolsonaro, para acelerar início imediato das obras para chegar aqui nesta região”, destacou.

Durante o encontro, Vicente Vuolo lembrou que o modelo de concessão de ferrovias é muito ultrapassado no Brasil. Ele afirmou que é preciso a aprovação do projeto que estabelece o marco regulatório. “Está pronto pra ir ao plenário. Com esse novo marco regulatório, o ministro entregou um documento, que eu mostrei aqui, será priorizado e lançado no outro dia da publicação deste PLS, a ferrovia Senador Vuolo, de Rondonópolis-Cuiabá-Lucas”.

Novidades

O coordenador informou ainda que existem novidades em relação a FICO. “No próximo mês de julho, o presidente Bolsonaro e o ministro Tarcísio, também irão lançar 383 quilômetros de ferrovia, de Mara Rosa, onde está a Norte Sul, no município de Goiás, a Água Boa. Entao é preciso apresentar, iniciar já os estudos de viabilidade de Água Boa a Lucas, como também os 150 quilômetros Lucas-Sorriso-Sinop, já com o estudo que foi encaminhado pelo Ministério de Sinop a Miritituba”, adiantou.

“O objetivo do Movimento é acelerar e unificar as ferrovias com essas atitudes e nós esperamos aprovar tudo isso na reunião de hoje à noite”, completou.


- Advertisment -

Últimas no CenárioMT