33.3 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 24 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEConcessionária diz estar próximo de anunciar retomada da duplicação da BR-163

Concessionária diz estar próximo de anunciar retomada da duplicação da BR-163

Empresa usou as redes sociais para falar sobre o assunto e diz que solução está bem próximo
Por CenárioMT

A retomada da duplicação da BR 163 está próxima de acontecer. A afirmação é da empresa Rota do Oeste, responsável pela gestão do trecho concessionado em Mato Grosso. O anúncio é esperado com expectativa por moradores de Lucas do Rio Verde e demais cidades da região médio-norte. Em postagem feita nesta sexta-feira nas redes sociais, a empresa afirma que todos, inclusive a concessionária, têm pressa na retomada.

No texto, a empresa lembra a fala do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, durante audiência pública sobre o tema. “Nunca estivemos tão próximos”, disse o ministro. Segundo a empresa, a fala, bastante precisa,” traz consigo um alento para nós da Concessionária Rota do Oeste, especialmente porque trabalhamos muito, no passado e no presente, para alcançar o momento que se aproxima”.

A postagem cita que a empresa vem buscando solução para o problema desde 2016, mas apenas em 2020, encontrou no formato do TAC (Termo de Ajuste de Conduta), amparado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), um caminho claro de solução. “Em conjunto com o corpo técnico da ANTT, nossas equipes trabalharam incansavelmente até chegar ao modelo adequado: possível de ser executado pelo concessionário, mas respeitando as prioridades de obras segundo os usuários e a preservação do patamar das tarifas”.

ANTT

Ainda conforme a empresa, a proposta apresentada cumpriu os ritos legais dentro da ANTT e, no mais recente deles, a audiência pública, conduzida e transmitida online nesta segunda-feira (19), confirmou a quase unanimidade em seu favor. “Ainda, em evento organizado dias antes pela OAB Mato Grosso, associações, prefeituras, entidades de classe, representantes dos usuários, governo do Estado, governo federal e a classe política do Mato Grosso, todos entenderam sua vantajosidade em relação a uma devolução ou a um moroso processo de caducidade. Todos temos pressa”.

Por outro lado, os acionistas da Rota do Oeste estão em busca do investidor com capacidade financeira para assumir o controle da concessionária, condição para validação do TAC. As conversas com um destes proponentes estão adiantadas, mas ainda não finalizadas. “Sobre ela, mais uma vez podemos garantir que não faltará boa vontade para a realização da transação”.

“Somos conscientes que, tecnicamente e de forma alternativa ao TAC, a devolução amigável da concessão, regulamentada pela Lei Nº 13.448, é o outro caminho a ser percorrido, embora não o mais desejado por todos nós. Deste modo, demonstramos que não somos e nunca fomos o entrave para uma solução definitiva ainda em 2021”.

A postagem encerra afirmando que a empresa percorreu esta trilha por acreditar na força do Agro, “porque ouvimos à sociedade, e sempre soubemos que o Mato Grosso não poderia mais esperar. O esforço valeu a pena e esperamos em breve poder anunciar a tão aguardada retomada das grandes obras na BR-163. Nunca estivemos tão próximos”.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,333FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Moradores do Bom Jesus participam de pesquisa sobre intervenções urbanas no bairro
setembro 24, 2021
LOGÍSTICA
Trecho da Fico até Lucas do Rio Verde tem pedido de operacionalização feito junto ao Governo Federal
setembro 24, 2021
GUARDA MUNICIPAL EM AÇÃO!
Idoso é detido suspeito de cometer abuso sexual contra criança de 03 anos em Lucas do Rio Verde
setembro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 1.500 jovens de 19 anos ou mais são vacinados contra a Covid-19
setembro 23, 2021