Comarca de Lucas inicia plano para retorno a atendimento presencial

Primeira etapa do plano de retorno começa na segunda-feira (15)

Fonte: Da Redação

Fórum de Lucas do Rio Verde lamenta morte de servidor e suspende expediente nesta segunda-feira

A Comarca de Lucas do Rio Verde inicia a partir de segunda-feira (15) a primeira etapa do Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais. A previsão é que o retorno das atividades presenciais neste momento alcance apenas o público interno, no percentual máximo de 40%.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso outras quatro Comarcas também iniciem o Plano de Retorno: Poconé, Colíder, Tangará da Serra e Campo Verde.

A medida foi determinada em portaria assinada nesta sexta-feira (12).

Essa decisão de dar início à primeira etapa do plano de retorno levou em consideração as classificações de risco epidemiológico desses municípios. As informações constam nos Painéis Epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso.

[Continua depois da Publicidade]

“Estamos atentos à situação epidemiológica de todas as comarcas e, no caso de inclusão dessas unidades na fase de alto risco de contaminação para a Covid-19, a consequência será novamente o fechamento imediato do fórum”, explica o juiz auxiliar da Presidência Paulo Márcio Soares de Carvalho.

Prazos

Não haverá suspensão dos prazos processuais em relação aos processos eletrônicos. Os processos físicos e híbridos permanecerão suspensos durante a primeira etapa e só voltarão a tramitar 14 dias após o início da segunda etapa.

Expediente

Na primeira etapa haverá apenas expediente interno, das 13h às 19h, na forma presencial, realizado pelos servidores e colaboradores, observando o percentual máximo de 40% do quadro da respectiva unidade judiciária ou administrativa, permanecendo o quantitativo remanescente em regime obrigatório de teletrabalho, conforme estabelecido em portaria.

Próximas etapas

A segunda etapa será iniciada 14 dias após o início da primeira etapa. Nessa fase será possibilitado o acesso aos autos físicos apenas ao Ministério Público, à Ordem dos Advogados do Brasil, às Defensorias Públicas Federal e Estadual, à Procuradoria da União e Autarquias do Estado e dos Municípios. Essa medida será realizada mediante prévia solicitação à Diretoria do Foro, entre 14h e 18h, sendo vedado o acesso às unidades judiciárias. Os diretores dos foros deverão regulamentar a matéria.

Ao todo, a segunda etapa terá 21 dias e, depois desse período, terá início a terceira etapa, quando o público externo em geral poderá adentrar aos prédios do Judiciário. (Com informações Assessoria)

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.