39.7 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 22 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDECom participação internacional, Copa Nortão acontece em Lucas do Rio Verde neste...

Com participação internacional, Copa Nortão acontece em Lucas do Rio Verde neste fim de semana

A segunda edição do evento terá capoeiristas de Mato Grosso, de outros Estados brasileiros, da França e da Angola
Por CenárioMT

Acontece amanhã (14) e domingo (15) em Lucas do Rio Verde a 2ª Copa Nortão de Capoeira. A Alcateia Capoeira, que tem à frente o professor Anjo, será a responsável pelo evento que será supervisionado pelo Mestre Mola. Por conta das restrições da Covid-19, a participação no evento será restrita. Porém, os organizadores farão lives por meio da TV Capoeira, página que pode ser acessada nas mídias sociais.

No sábado, acontecem atividades à tarde e noite. Primeiro, com os chamados aulões com o Mestre Mola, que vem da França, e professora Espoleta. Haverá classificatórias da competição e roda dos convidados. A programação conta com apresentações culturais no período noturno.

No domingo, a programação contará com aulão do Mestre Mola, a fase final da competição e o batizado, quando ocorrerá a troca de graduação de vários alunos.

Participação internacional

Além da presença do Mestre Mola, que vem da França, a 2ª Copa Nortão receberá capoeiristas do país e de fora do Brasil. França, Angola, Brasília, Teresina, São Paulo, Ceará, Alagoas, Goiânia, e outras cidades mato-grossenses estarão representadas.

“Infelizmente ainda estamos num momento de pandemia e não podemos agregar as pessoas que foram agregadas no evento passado”, lamentou professor Anjo, da Alcateia Capoeira.

O evento tem duas características: de competição e cultural. Da parte da competição, o evento contará com uma capoeirista piauiense que é campeã mundial. Ela vai atuar como árbitra. O teor cultural será por meio de apresentações, por meio de um sarau. Serão apresentadas poesias, teatro, música e outras manifestações.

“É um evento consolidado em nossa cidade, um projeto que iniciou aqui em 2019. No ano passado, 2020, não pudemos realizar por causa da pandemia, porque o período de realização estava no auge da pandemia. E esse ano estaremos realizando o evento”, explicou o organizador.

Professor Anjo ressaltou que todos os protocolos de biossegurança serão observados e seguidos pelos participantes. Será cobrado o uso de máscaras pelos participantes e oferecido o uso de álcool em gel, além de outras medidas.

Graduação

De acordo com o organizador, a 2ª Copa Nortão será especial para três alunos do grupo Alcateia. “Vão se graduar, pegando seu primeiro estágio de graduado”, destacou Anjo, que também participará da graduação. “Acontecerá ainda a minha formatura de mestrando, título que é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante 25 anos de trabalho com a capoeira, 25 anos de prática ininterrupta”, antecipou.

O Mestre Sombra, considerado o mestre mais antigo em atividade em Mato Grosso, vai participar deste momento. O capoeirista tem 79 anos de idade e mais de 40 de prática de capoeira. Outros capoeiristas mato-grossenses foram convidados a participar. “São capoeiristas que me conhecem e vão fazer esse reconhecimento e certificando, bem como o meu Mestre Mola, que vai entregar o diploma de Mestrando de Capoeira. Serei apresentado à comunidade capoeirística, comunidade da minha cidade, como Mestrando de Capoeira”, concluiu.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,337FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Equipe de karatê de Lucas do Rio Verde conquista segunda colocação em competição nacional
setembro 22, 2021
TOP 4 NACIONAL
Cercado de expectativa, Show Safra 2022 é lançado em Lucas do Rio Verde
setembro 22, 2021
PROCURA-SE
Adolescente residente em Lucas do Rio Verde segue desaparecida: menor que ‘foi localizada’ também havia saído de casa
setembro 22, 2021
FIQUE ATENTO
Prova pra seleção de conciliador da Justiça de Lucas do Rio Verde será no domingo (26)
setembro 22, 2021