19.6 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 24 junho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEChacareiros de Lucas do Rio Verde são orientados sobre prevenção de queimadas

Chacareiros de Lucas do Rio Verde são orientados sobre prevenção de queimadas

Notificação sobre o período de proibição começou a ser feita pela Secretaria de Meio Ambiente pela Comunidade 30 de Novembro
Por Da Redação

Por meio de decreto de emergência ambiental, o Governo de Mato Grosso antecipou o período proibitivo de queimadas em propriedades rurais no Estado. A medida de regulamentação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (18). Com a determinação, fica proibida qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo nas áreas rurais entre os dias 1º de julho a 30 de outubro. Na zona urbana, as queimadas são proibidas o ano todo.

De acordo com o decreto de emergência ambiental, definido entre os meses de maio e novembro, as medidas adotadas são preventivas por causa da alta probabilidade de ocorrência de incêndios florestais com o início do período de estiagem. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso já é o estado com maior número de focos de calor no país até agora, com 2.661 focos.

Foto: Divulgação/Ascom

Esta semana, agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde visitaram as diversas chácaras da Comunidade 30 de Novembro. A cada chacareiro foi entregue uma notificação orientativa com relação às queimadas. A ação é uma parceria com o Corpo de Bombeiros do município. Outras comunidades, como o Cedro e Quatá, também serão visitadas nos próximos dias, assim como outras chácaras instaladas no entorno da área urbana da cidade.

Entre as orientações para o combate aos incêndios estão a criação de aceiros nos terrenos, casas, celeiros e armazéns, não usar o fogo como opção de limpeza, não queimar lixo, folhagens e entulhos, não jogar bitucas em rodovias e estradas vicinais, entre outras medidas que podem ser adotadas para prevenir o fogo.

“Acho importante ter essa orientação desde o início, pois provavelmente vamos ter uma seca bem prolongada, então é necessário que tomemos as iniciativas de prevenção logo no começo. É difícil, com muita fumaça e calor fica bem complicado. As queimadas inibem a produção de fotossíntese porque as plantas ficam sem luminosidade, o que prejudica a respiração das plantas e a nossa”, explicou o produtor rural Vital Baran.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

POLÍCIA
Após fazer diversas vítimas e roubar celulares, homem é preso em Lucas do Rio Verde
junho 24, 2021
LUTO!
Sobe para 170 o número de mortes por Covid-19 em Lucas do Rio Verde
junho 23, 2021