21.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 25 outubro, 2021
InícioCENÁRIO AGROCercado de expectativa, Show Safra 2022 é lançado em Lucas do Rio...

Cercado de expectativa, Show Safra 2022 é lançado em Lucas do Rio Verde

Evento, que está entre as 4 maiores feiras do agro do país, acontecerá de 22 a 25 de março
Por CenárioMT

Foi lançada na manhã desta quarta-feira (22) a edição 2022 do Show Safra. O evento, que está entre as maiores feiras do agronegócio no Brasil, acontecerá entre os dias 22 a 25 de março de 2022 em Lucas do Rio Verde. O lançamento aconteceu na sede do Sindicato Rural do município e reuniu diretores da Fundação Rio Verde, responsável pela organização e realização do evento, poder público municipal e entidades.

O evento é cercado de expectativa. Em 2020, em razão da pandemia de Covid-19, foi encerrado antes do prazo, e no passado não foi realizado, também por conta do Covid-19.

“Nós continuamos sempre na esperança de que a Fundação (Rio Verde) junto com a população vai retomar uma expectativa que o povo e as empresas estão esperando e que ficaram dois anos esperando. Nosso sentimento é fazer uma feira que recupere esses dois anos”, analisou Joci Piccini, presidente do Conselho Curador da Fundação Rio Verde.

Durante o lançamento, os organizadores destacaram as potencialidades regionais e o papel que o agronegócio tem na economia. Com apoio da Fundação Rio Verde, os produtores conseguem otimizar a produção, ampliando a produtividade sem alterar a área cultivada. “Isso se chama difusão de tecnologia. Como nós temos que respeitar, e o Brasil hoje é o país que mais respeita o meio ambiente, produzimos em apenas 8% do território mato-grossense, e isso ocorre somente com difusão de tecnologia”, pontua Piccini.

O prefeito Miguel Vaz também acenou com a necessidade de aproveitar e usufruir das cadeias produtivas locais. Ele citou visitas que fez a indústrias têxteis e o nicho de mercado que o algodão propicia aos investidores. Para o gestor, o Show Safra serve como agente transformador da produção primaria em produto com valor agregado. “Isso fez com que nossa economia se tornasse forte e nós precisamos continuar alimentando isso porque temos muita coisa pra desenvolver aqui”, citou.

“O agro é a base econômica do Brasil e muito mais em Mato Grosso. Estamos na principal região produtora de grãos do Brasil e da transformação neste momento”, declarou Vaz.

Organização

Diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasqualli explica que o objetivo do Show Safra é trazer novidades para o produtor. Além de equipamentos de ponta, a feira serve ainda para atualizar as informações sobre a atividade rural. Deste modo, a programação contará com atividades que despertem no produtor questionamentos sobre quais ações desenvolver pra modificar e melhorar as condições de produção.

“Teremos dias específicos na programação na parte técnica, que é a nossa expertise, o nosso negócio como pesquisadores, como centro de pesquisa, que será abordado na cultura da soja, do algodão, do milho, sempre pensando em altos potenciais”, explicou.

Sobre as palestras master, Pasqualli informou que a programação será diversificada em relação as edições anterior por conta das demandas dos setores. “A Fundação como um todo representada por diversos segmentos da sociedade civil organizada: temos advogados, agrônomos, associação comercial, produtor rural, todas essas instituições formam a Fundação Rio Verde. As demandas destas instituições serão ouvidas e apresentadas no Show Safra”, explicou.

Expositores

A organização já está comercializando estandes na feira que abrigará comerciantes durante o Show Safra. Uma das empresas já confirmou presença. O representante fez questão de acompanhar o lançamento. “Pra nós é um orgulho estar no Show Safra por mais um ano. A Basf sempre traz muita inovação quando vem pro Show Safra. Pra esse ano, não é diferente”, antecipa Rodrigo Roman, que cuida do setor de desenvolvimento de mercado da empresa.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,342FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,068SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE: Lucas do Rio Verde faz repescagem da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos completos ou mais
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Atletas de Lucas do Rio Verde conquistam pódios em Campeonato Estadual de BMX
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 2.100 adolescentes são imunizados contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
McDia Feliz em Lucas do Rio Verde arrecada R$ 35 mil para ajudar entidades de tratamento contra o câncer
outubro 24, 2021