15.5 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 10 agosto, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDECampanha contra queimadas e período proibitivo do fogo começam hoje (1º)

Campanha contra queimadas e período proibitivo do fogo começam hoje (1º)

Prefeitura intensificará veiculação de orientações e alertas durante a seca
Texto por Redação CenárioMT com Assessoria

Começa nesta sexta-feira (1º) a campanha de combate ao fogo da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O objetivo é conscientizar e alertar a população sobre os graves prejuízos causados pelas queimadas.

Durante todo o período de seca intensa no município, de julho a outubro, serão veiculados anúncios em jornais e revistas, informativos em sites, outdoors em pontos estratégicos da cidade, vídeos para a TV, spots de rádio, além de conteúdo orientativo nas redes sociais oficiais do Executivo.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente alerta e reforça que as queimadas são crime ambiental e que os munícipes devem ficar atentos a qualquer possível foco de incêndio, passível de multa pela Secretaria e pelo Corpo de Bombeiros.

“Nós enquanto município estamos fazendo um trabalho para que a gente possa mostrar para as pessoas o que está acontecendo, além de fazer os trabalhos de prevenção. Nesse período de seca bastante grave, vamos envolver outras secretarias e mostrar a prejudicialidade das queimadas”, apontou o secretário da pasta, Paulo Nunes.

Além de não atear fogo, a população pode colaborar denunciando para o Corpo de Bombeiros via 193 ou no whatsapp da 13ª CIBM (65) 9929-2844. Da Prefeitura, também estão disponíveis os contatos via App Lucas Cidadão ou na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (65) 3549-7175.

Outra medida adotada pelo Município foi a implantação da Brigada Municipal Mista (BMM), em parceria com o Corpo de Bombeiros. Os brigadistas serão responsáveis por auxiliar os bombeiros no combate aos incêndios durante o período.

“Já é o segundo ano dessa parceria com a Prefeitura. Nesse período de estiagem há um aumento muito grande no número de ocorrências, principalmente atendimentos com incêndios em vegetação, tanto na zona urbana quanto na rural. Nosso principal objetivo é reduzir os números de ocorrências em incêndios em vegetação nesse período”, disse o major do Corpos de Bombeiros, Alex Queiroz.

Período proibitivo do fogo começa hoje

O período proibitivo do fogo em Mato Grosso começou nesta sexta-feira (1º), quando fica proibido o uso de fogo em áreas rurais para limpeza e manejo, levando em consideração o risco de incêndios florestais de grandes proporções. A medida de prevenção segue vigente até 30 de outubro.

Segundo o Governo de Mato Grosso, as normas do período proibitivo estão no decreto nº 1.356, de 13 de abril de 2022, que também estabeleceu situação de emergência ambiental entre os meses de maio e novembro pelo risco de propagação de focos de incêndio em áreas rurais.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), as licenças de queima controlada emitidas ficam suspensas durante o período restritivo. Já o uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.

Para atuar na prevenção e atendimento dos incêndios no período crítico, o Governo destinou este ano o valor de R$ 32 milhões. Os recursos fazem parte do pacote de investimento de R$ 60 milhões para o combate aos incêndios florestais e desmatamento ilegal.

Gustavo Praiado
Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Assistência Social realiza encontro sobre violência doméstica com merendeiras escolares
agosto 09, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeitura abre novas vagas para a Brigada Municipal Mista em Lucas do Rio Verde
agosto 09, 2022
Semana do Bebê
Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga programação da Semana do Bebê
agosto 09, 2022
Lucas do Rio Verde
Projeto de implantação do campus da UFMT é apresentado para a Gestão Miguel Vaz
agosto 09, 2022