Bombeiros Militar passam por capacitação sobre Salvamento Veicular em Lucas do Rio Verde

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

WhatsApp Image 2019 04 04 at 14.40.44

 

Militares da 13ª CIA de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde-MT passaram por uma capacitação para melhorar as técnicas de salvamento veicular, ou seja, em situações onde ocorrem acidente de trânsito envolvendo veículos com vítimas presas as ferragens.

O treinamento ocorreu durante toda a manhã dessa quinta-feira (04), onde em um primeiro momento, os instrutores soldado BM Munaretto e Tenente BM Corrêa, passaram orientações teóricas ao grupo.

No segundo momento foi à hora de colocar em prática o aprendizado. Para tanto, foram disponibilizados quatro veículos já avariados e com auxilio de equipamentos hidráulicos e serras elétricas, os militares simularam situações reais de acidente, devendo fazer o desencarceramento e salvamento das vítimas, inclusive em situações onde poderia ocorrer incêndio no veículo.

[Continua depois da Publicidade]

Participaram da capacitação 25 bombeiros militares e três socorristas da Rota do Oeste, empresa que administra a rodovia BR-163, onde há elevado índices de acidentes automobilísticos.

“Tivemos esse treinamento onde foram passadas algumas definições sobre veículos, ferramentas, questão de segurança sobre todos os equipamentos de segurança que são necessários usar. Logo após tivemos a prática, usando as ferramentas hidráulicas, usando o serra sabre. Fizemos o corte nos veículos. A ideia é a gente dar um atendimento mais célere, mais rápido e de maior qualidade as pessoas”, comentou o oficial Tenente BOM Gustavo Corrêa.

Durante as ocorrências de salvamento, os militares precisam utilizar a força bruta. Porém, o domínio de algumas técnicas faz com que haja menos esforço físico, garantindo também mais qualidade ao atendimento, “de uma forma que a vítima tenha menos sequela. Então fizemos treinamento para retirada de vítimas encarceradas, pois é comum a gente pegar ocorrências dessa natureza na cidade e também na BR-163, nesse sentido achamos por bem convidar alguns civis, socorristas da Rota do Oeste, para esse aprimoramento”, finalizou Corrêa.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.