13.3 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 30 julho, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEBoas iniciativas: Selo Unicef é renovado em Lucas do Rio Verde

Boas iniciativas: Selo Unicef é renovado em Lucas do Rio Verde

Um evento virtual marcou a mobilização para que os municípios façam a adesão ao Selo
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Lucas do Rio Verde foi classificado para receber a renovação do Selo UNICEF por boas ações e iniciativas na saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes. O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância a fim de estimular e reconhecer avanços reais na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Nesta sexta (09), foi realizado o Dia D pela Adesão ao Selo UNICEF Edição 2021-2024, em evento virtual, marcando a mobilização e engajamento para que os municípios façam a adesão ao Selo. O evento foi transmitido pelo Canal da APDM no Youtube.

Cada município, ao receber o Selo UNICEF assume o compromisso de manter com prioridade, em suas políticas públicas, ações pela infância e adolescência. Ao aderir, o município faz parte dessas iniciativas durante quatro anos.

Dentro dos 18 objetivos do desenvolvimento sustentável, os municípios reconhecidos pelo Selo UNICEF contemplam oito deles, sendo: 1. Erradicação da pobreza; 2. Fome zero e agricultura sustentável; 3. Saúde e bem-estar; 4. Educação de qualidade; 5. Igualdade de gênero; 10. Redução de desigualdade; 16. Paz, justiça e instituições eficazes; e 17. Parcerias e meios e implementação.

Ações em Assistência Social

Grande parte das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social estão pautadas em objetivos comuns à proposta do Selo UNICEF. Como exemplos destaca-se: atenção à primeira infância, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, acompanhamento individual e familiar.

Ações em Educação

O Município visa garantir educação de qualidade por meio do acesso à educação inclusiva com oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Em Lucas do Rio Verde ressalta-se as ações de acesso a todas as crianças e adolescentes na escola (busca ativa), permanência do aluno e aperfeiçoamento do ensino.

Ações em Saúde

Garantir o acesso a uma vida saudável e promover o bem-estar para todos e todas, em todas as idades. Para atingir esse objetivo a Secretaria Municipal de Saúde faz trabalho de redução do índice de mortalidade infantil, ações de promoção e prevenção à saúde para crianças e adolescentes, garantia do acesso à vacina (especialmente na primeira infância e adolescência), entre outros.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
“Vão ter que esclarecer no MP”, diz secretária sobre pessoas que tomaram dose extra de vacina em Lucas
julho 29, 2021
SAÚDE
Lucas do Rio Verde volta registrar óbito em decorrência da Covid-19
julho 29, 2021