23.8 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 06 dezembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEAtendimentos do TeleLucas estão suspensos a partir de segunda-feira (25)

Atendimentos do TeleLucas estão suspensos a partir de segunda-feira (25)

Demanda de atendimentos caiu significativamente nos últimos meses; Serviço foi adotado para evitar que pessoas saíssem de casa na pandemia
Por Redação CenárioMT com Assessoria

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que a partir de segunda-feira (25) estarão suspensas as atividades do TeleLucas, teleatendimento médico via WhatsApp. Nos últimos meses a quantidade de atendimentos reduziu de forma significativa, o que motivou a decisão.

Desde a sua implantação, em 24 de março de 2020, o TeleLucas realizou 7.183 atendimentos. No entanto, nos últimos dois meses foram apenas 202 serviços prestados, sendo somente 72 em outubro. Em janeiro de 2021, o teleatendimento tinha uma demanda de 15 atendimentos médicos por dia, número que reduziu para uma média de 3 atendimentos diários em outubro.

Os baixos números são reflexos do controle da pandemia no município por meio da adesão à vacinação contra a Covid-19, sendo possível, então, o retorno da população às unidades de saúde de forma presencial.

“O serviço inicialmente foi implantado durante a pandemia e surgiu da necessidade de prestar atendimento médico ao cidadão sem sair de casa, sem deixar de ter o mesmo serviço de qualidade que é ofertado nas unidades de saúde do município. No entanto, agora que os números da Covid-19 no município são mais animadores, percebemos que, neste momento, o recurso humano pode ser melhor utilizado nos PSFs do que no TeleLucas”, afirma a Secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura.

O teleatendimento foi regulamentado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da pandemia do coronavírus e, em Lucas do Rio Verde, nos últimos meses, também estava realizando consultas e atendimentos de sintomas gerais, não exclusivos de Covid-19. Ainda assim, a demanda não estava sendo suficiente para justificar uma equipe somente para o projeto.

Os profissionais que estavam nos atendimentos do TeleLucas serão, então, direcionados para unidades de saúde do município.

Em caso de atendimento de saúde, a população pode contar com os PSFs – de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e 13h às 17h –, o PAM – atendimento ao público todos os dias, das 6h à meia-noite – e emergências da meia-noite às 6h devem ser encaminhadas ao Hospital São Lucas.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,345FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,099SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ACADEMIA BRASILEIRA ROTÁRIA DE LETRAS/MT
Integrante do Rotary Club de Lucas assume cadeira na ABROL/MT
dezembro 06, 2021
PODER LEGISLATIVO
Polêmico, projeto que reajusta salários de prefeito, vice e secretários é aprovado em Lucas do Rio Verde
dezembro 06, 2021
Lucas do Rio Verde
Praça dos Migrantes recebe público na abertura do Natal da Esperança
dezembro 06, 2021
Lucas do Rio Verde
Prova noturna marca a última etapa do Circuito 4 Estações de Corrida de Rua
dezembro 06, 2021