Atendimentos do TeleLucas estão suspensos a partir de segunda-feira (25)

Demanda de atendimentos caiu significativamente nos últimos meses; Serviço foi adotado para evitar que pessoas saíssem de casa na pandemia

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

atendimentos do telelucas estao suspensos a partir de segunda feira 25
Ascom Prefeitura/ Arquivo

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que a partir de segunda-feira (25) estarão suspensas as atividades do TeleLucas, teleatendimento médico via WhatsApp. Nos últimos meses a quantidade de atendimentos reduziu de forma significativa, o que motivou a decisão.

Desde a sua implantação, em 24 de março de 2020, o TeleLucas realizou 7.183 atendimentos. No entanto, nos últimos dois meses foram apenas 202 serviços prestados, sendo somente 72 em outubro. Em janeiro de 2021, o teleatendimento tinha uma demanda de 15 atendimentos médicos por dia, número que reduziu para uma média de 3 atendimentos diários em outubro.

Os baixos números são reflexos do controle da pandemia no município por meio da adesão à vacinação contra a Covid-19, sendo possível, então, o retorno da população às unidades de saúde de forma presencial.

“O serviço inicialmente foi implantado durante a pandemia e surgiu da necessidade de prestar atendimento médico ao cidadão sem sair de casa, sem deixar de ter o mesmo serviço de qualidade que é ofertado nas unidades de saúde do município. No entanto, agora que os números da Covid-19 no município são mais animadores, percebemos que, neste momento, o recurso humano pode ser melhor utilizado nos PSFs do que no TeleLucas”, afirma a Secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura.

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O teleatendimento foi regulamentado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da pandemia do coronavírus e, em Lucas do Rio Verde, nos últimos meses, também estava realizando consultas e atendimentos de sintomas gerais, não exclusivos de Covid-19. Ainda assim, a demanda não estava sendo suficiente para justificar uma equipe somente para o projeto.

Os profissionais que estavam nos atendimentos do TeleLucas serão, então, direcionados para unidades de saúde do município.

Em caso de atendimento de saúde, a população pode contar com os PSFs – de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e 13h às 17h –, o PAM – atendimento ao público todos os dias, das 6h à meia-noite – e emergências da meia-noite às 6h devem ser encaminhadas ao Hospital São Lucas.

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