23.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 19 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEAlunos da Eça de Queirós realizam atividade prática que fomenta o cooperativismo

Alunos da Eça de Queirós realizam atividade prática que fomenta o cooperativismo

Os estudantes participaram de assembleia no Paço Municipal
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Alunos da Escola Municipal Eça de Queirós participaram de uma experiência prática do programa Cooperativas Escolares, em Lucas do Rio Verde. A ação, realizada no início da noite desta quinta-feira (25), é uma iniciativa da Sicredi Ouro Verde, com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação.

Os jovens estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental estiveram no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, e realizaram Assembleia Geral Ordinária e Assembleia Extraordinária para a eleição dos novos conselhos fiscal e administrativo da Coopereça, a cooperativa da escola.

Os estudantes desenvolvem ações que fomentam o cooperativismo. Lucas do Rio Verde é a única cidade de Mato Grosso com o programa e, segundo a secretária de Educação, Elaine Lovatel, o município está em conversa com a instituição financeira para ampliar as atividades para outras quatro escolas.

“Nós estamos, enquanto Secretaria Municipal de Educação, alinhando alguns detalhes com o Sicredi para que em 2022 possamos ampliar essa ação. Acreditamos que esse programa das cooperativas escolares é uma forma real de valorização do protagonismo juvenil”, disse Elaine Lovatel.

“O intuito desse programa é lançar uma semente para que os jovens conheçam um pouco mais do cooperativismo. Essas cooperativas escolares têm um papel pedagógico muito importante. Quero agradecer a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, a Secretaria de Educação e a Escola Eça de Queirós que compraram essa ideia junto conosco”, agradeceu o presidente da Sicredi Ouro Verde,  Eledir Pedro Techio.

Iniciado em 2019, o programa teve as atividades suspensas parcialmente por conta da pandemia. Neste ano, com a retomada das aulas presenciais, voltaram também as ações da Coopereça.

A estudante Alana Louise Selli, do 6° ano, iniciou as atividades esse ano e se mostrou entusiasmada com o projeto. “Nós fizemos reuniões para conhecer sobre cada cargo, tivemos jogos para aprender mais sobre o cooperativismo, fizemos uma espécie de ponte em que todos tinham que ter o mesmo objetivo”.

A professora Neusa Dallabrida faz parte da cooperativa desde o início. Para ela, trabalhar com os jovens era um desafio, mas foi surpreendida com o resultado. “Isso é um trabalho que não tem preço. É maravilhoso trabalhar com eles e fazer parte desse processo de eleição do conselho”.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
Publicidade

Publicidade

Redes sociais

107,350FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,121SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Confira o calendário esportivo para fevereiro e março de 2022 em Lucas do Rio Verde
janeiro 19, 2022
Lucas do Rio Verde
Janeiro Roxo: Lucas do Rio Verde realiza ações educativas sobre hanseníase nos PSFs
janeiro 19, 2022
AÇÃO INTEGRADA
Trio detido por tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde tinha até máquina pra cartão
janeiro 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Obras faz troca de madeiramento em manutenção de ponte no interior de Lucas do Rio Verde
janeiro 18, 2022