30.2 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 16 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEAgosto Lilás: Profissionais atuantes no combate à violência contra a mulher recebem...

Agosto Lilás: Profissionais atuantes no combate à violência contra a mulher recebem capacitação

Desafios e atendimentos da rede de enfrentamento e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher foram destaques
Por Redação CenárioMT com Assessoria

O Programa Escola de Saúde Pública Municipal de Lucas do Rio Verde (PESPM) realizou, na tarde desta sexta-feira (20), uma capacitação com o tema “Agosto Lilás: Atendimento em rede do enfrentamento e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher”.

A Secretaria de Saúde reuniu, em tarde de aprendizado, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, coordenadores de unidades de saúde e de assistência social, profissionais das polícias Civil e Militar, Guarda Municipal (que atuam na Patrulha Maria da Penha), entre outros representantes de instituições que estão à frente dos trabalhos de enfrentamento à violência contra a mulher em Lucas do Rio Verde.

De acordo com a enfermeira Tatiani da Rocha Andrade Lima, coordenadora do PESPM, o objetivo da capacitação é aprimorar o conhecimento e desenvolvimento dos profissionais que prestam atendimento direto às mulheres vítimas de violência. “A educação permanente da Escola de Saúde tem o intuito de ressignificar e definir os perfis de atuação de cada profissional e buscar o fortalecimento do atendimento humanizado às mulheres que, diariamente, não só em contexto local, sofrem qualquer tipo de violência doméstica”, afirma a coordenadora.

No módulo I, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Vaz Ribeiro, deu início explanando sobre as dificuldades, desafios e o fluxo de atendimento da rede de enfrentamento e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher de Lucas do Rio Verde.

Na sequência, Eliane dos Santos, advogada, presidente da Rede de enfrentamento e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, ambos em Sinop; Seguida por Camila Moreira de Oliveira, da Polícia Judiciária Civil (PJC) de Lucas do Rio Verde; e Rita de Fátima Tonhi, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, abordaram assuntos referentes à Lei Maria da Penha, experiências realizadas no município e região, atuação da equipe da PJC e a importância de uma rede integrada atuante.

Além disso, foram apresentados dados atualizados referentes aos casos de violência e feminicídio no município.

AGOSTO LILÁS
O mês de agosto faz alusão e representa a conscientização e combate à violência contra a mulher. A campanha Agosto Lilás foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil.

Não se cale. Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,321FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,035SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

apresentação de contas
Campanha da Expolucas arrecada R$ 32 mil para Apae e famílias de vítimas da Covid-19
setembro 16, 2021
ferrovia estadual de MT
Prefeito de Lucas do Rio Verde destaca agilidade do Governo para construção da 1ª ferrovia estadual de MT
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Saúde imuniza 1.500 jovens de 20 anos ou mais contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Jovens de 12 a 17 anos com comorbidades devem fazer o pré-cadastro para vacinação em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021