Agosto Lilás chama atenção para o combate à violência doméstica

Palestras, fixação de cartazes e faixas, sensibilização da sociedade e inauguração de Núcleo são algumas ações programadas

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

agosto lilas chama atencao para o combate a violencia domestica
Ascom Prefeitura/Patricia Pires

A campanha nacional Agosto Lilás, que atenta a sociedade para o enfrentamento à violência doméstica, terá uma série de atividades da Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde.

Nesta segunda-feira (02), a primeira ação ocorreu no pátio da Secretaria de Infraestrutura e Obras do Município com os trabalhadores, onde a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, e secretária adjunta, Débora Carneiro, junto com Polícia Civil, Guarda Municipal e Câmara Municipal conscientizaram sobre a importância da campanha e as consequências da violência doméstica para a sociedade.

“Nós precisamos, enquanto cidadãos, enquanto frente de uma secretaria, trabalhar o tema não só com mulheres, mas principalmente com homens. Segundo o Instituto Maria da Penha, a violência doméstica teve aumento de 50% em alguns estados do Brasil durante a pandemia e é preciso ser debatida essa questão. Tivemos uma boa aceitação pelos servidores e visitaremos outras empresas”, revela a secretária Janice Ribeiro.

A programação para a data contará com palestras voltadas ao público masculino oferecidas pela equipe do Creas. Nomeada como projeto “Precisamos Falar”, o público escolhido será os garis do Ecoponto (12,19 e 26) e novamente os profissionais da Secretaria de Infraestrutura e Obras (13,20 e 27).

[Continua depois da Publicidade]

Na quarta-feira (04), a Secretaria de Assistência Social realizará a Capacitação para Forças de Segurança no Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, ministrada pela Delegada Titular da Delegacia de Defesa da Mulher Cuiabá (MT), Jozirlethe Magalhães Criveletto, para os envolvidos na Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher. O evento será às 14 horas, no Auditório do Paço.

O espaço do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e à Mulher, instalado dentro da Delegacia da Polícia Civil, será inaugurado nesta sexta-feira (06), fazendo parte das ações da campanha Agosto Lilás e contará com autoridades e imprensa. O horário da inauguração ainda será definido.

Agosto Lilás

A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto de 2006. A prioridade é a divulgação da lei que foi elaborada justamente para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

 

 

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.