30.3 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 20 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEAgosto Lilás: Capacitação aborda métodos de combate e prevenção à violência doméstica

Agosto Lilás: Capacitação aborda métodos de combate e prevenção à violência doméstica

Assistência Social convidou delegada da Mulher de Cuiabá para evento
Por Redação CenárioMT com Assessoria

A primeira semana da campanha Agosto Lilás, mês de conscientização ao combate à violência doméstica, iniciou com compromissos através da Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde. Nesta quarta (04), aconteceu o segundo evento para marcar a data, através de uma capacitação para Forças de Segurança no Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, ministrada pela delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Cuiabá (MT), Jozirlethe Magalhães Criveletto.

A capacitação foi destinada aos profissionais da Assistência Social do Município, polícias Militar e Civil, Patrulha Maria da Penha, Judiciário, Câmara dos Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais envolvidos da Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher.

A secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, exaltou a importância de palestras e capacitações para o Município abordando o tema violência doméstica. “Há dois meses nossa equipe foi à Cuiabá, conhecemos a Delegacia da Mulher e queremos concretizar este sonho em nossa cidade. A vinda da delegada Jozirlethe vai acrescentar na troca de ideias e qualificar a Rede de Enfrentamento. É uma oportunidade de diálogo e discutirmos juntos os problemas que nós temos na nossa sociedade e, a partir daí, melhorarmos ainda mais os serviços oferecidos”, explica a secretária.

Durante a palestra, a delegada abordou sobre os tipos de violência mencionados na Lei Maria da Penha (física, moral, psicológica, patrimonial e sexual), explicou sobre termos técnicos voltados aos profissionais e sobre o ciclo da violência, método utilizado para identificar se uma mulher está sofrendo violência psicológica e física do marido em ambiente doméstico, que é dividido em três etapas: aumento de tensão, ataque violento e a ‘Lua de Mel’.

Segundo Jozirlethe, a Delegacia da Mulher de Cuiabá trabalha com uma média de mais de duas mil medidas protetivas por ano. “Em 2020, no período da pandemia, infelizmente, nós tivemos feminicídios em Cuiabá, mas nenhum foi das nossas vítimas que pediram medidas protetivas na delegacia. Quando me perguntam sobre a eficácia da Lei Maria da Penha, da medida protetiva, eu realmente posso comprovar com esses dados que aquelas pessoas que buscaram o atendimento dentro da Delegacia da Mulher, estão vivas”, ressalta.

As ações do Município foram apresentadas à palestrante, que elogiou os trabalhos e pretende contribuir com parcerias. “Vejo que aqui em Lucas do Rio Verde um grande esforço tem sido feito para aprimorar essa rede, para que as mulheres daqui se sintam protegidas e com coragem para denunciar. Desde os  psicólogos, patrulha Maria da Penha e outros setores que auxiliam. Vejo que tem sido um excelente trabalho e bons frutos virão”.

Agosto Lilás

A primeira atividade da semana aconteceu com uma palestra no pátio da Secretaria de Infraestrutura e Obras do Município para os trabalhadores homens do local, na segunda-feira (01).

O próximo evento ocorrerá na sexta-feira (06), com a inauguração do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e à Mulher, instalado dentro da Delegacia da Polícia Civil, com a presença de autoridades e imprensa.

 

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,327FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

SEGURANÇA
Policia procura por homem que esfaqueou amigo em Lucas do Rio Verde
setembro 20, 2021
DIA DO GAÚCHO
“É importante manter nossa tradição para as próximas gerações”, diz patrão do CTG de Lucas
setembro 20, 2021
Lucas do Rio Verde
Bairro Jaime Seiti Fujii recebe revitalização da sinalização viária
setembro 19, 2021
Lucas do Rio Verde
Sistema Único de Saúde (SUS) completa 31 anos de existência neste domingo
setembro 19, 2021