29.2 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEAgentes de saúde, enfermeiros e médicos participam de palestras sobre amamentação em...

Agentes de saúde, enfermeiros e médicos participam de palestras sobre amamentação em Lucas

Servidores da Atenção Básica entenderão detalhes do aleitamento materno
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Como uma das ações integrantes da campanha Agosto Dourado, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio do Programa Escola de Saúde, organizou uma série de palestras sobre aleitamento materno voltada para enfermeiros, agentes de saúde e médicos, atuantes na Atenção Básica.

A capacitação foi dividida em dois dias, nesta quinta (29) e sexta-feira (30), das 13h às 17h. Para ministrar as palestras foram convidados três profissionais de saúde município, psicóloga,  nutricionista e odontólogo.

Conforme a programação, a primeira palestra “Desejo materno e amamentação” tratou sobre a importância da amamentação como um fator de redução da mortalidade infantil, o desenvolvimento infantil no aspecto do fortalecimento do vínculo mãe-bebê, alimentação além das necessidades fisiológicas, a relação mãe e bebê, entre outros pontos.

A segunda apresentação abordou, do ponto de vista nutricional, aspectos fisiológicos, ambientais e emocionais, a produção do leite e as complicações e dificuldades da amamentação. A atenção à saúde bucal da gestante, do recém-nascido e da criança também foi abordada na capacitação.

O enfermeiro e coordenador da Atenção Básica, Alexander Brito, destaca o papel do agente comunitário de saúde no aleitamento materno. Ele explica que esse é o primeiro profissional a visitar a mulher quando sai do hospital, seja parto normal ou cesária.

“Muitas vezes a gestante de primeira viagem não tem as orientações, não sabe a importância do leite materno e ainda não sabe como fazer a amamentação”, comentou o enfermeiro.

O coordenador explica que o agente pode orientar sobre a ‘pega’ do bebê no peito da mãe, a formação do vínculo entre mãe e bebê, e que o papel de amamentar não é só da mãe, é do pai também, que pode auxiliar colocando o bebê para arrotar.

“Tudo isso, com as orientações do agente, pode evitar feridas no bico do peito, alertar sobre depressão pós-parto, que afeta no aleitamento. Se necessário, a situação é levada à Unidade Básica de Saúde para evitar complicações futuras”, esclareceu Alexander.

 

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,336FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Show Safra 2022
Prefeitura participa de lançamento do Show Safra 2022
setembro 22, 2021
Lucas do Rio Verde
Equipe de karatê de Lucas do Rio Verde conquista segunda colocação em competição nacional
setembro 22, 2021
TOP 4 NACIONAL
Cercado de expectativa, Show Safra 2022 é lançado em Lucas do Rio Verde
setembro 22, 2021
PROCURA-SE
Adolescente residente em Lucas do Rio Verde segue desaparecida: menor que ‘foi localizada’ também havia saído de casa
setembro 22, 2021