Acilve pede que cuidados com a covid-19 sejam mantidos nos comércios de Lucas do Rio Verde

Município tem 31 casos ativos e apenas um registro positivo nas últimas horas

Fonte: CenárioMT

lucas do rio verde aérea
(Foto: Ascom Prefeitura)

O boletim coronavírus, divulgado nesta quarta-feira (29) pelo Comitê de Enfrentamento a Covid-19 em Lucas do Rio Verde mostra números estáveis. O município tem 31 casos considerados ativos, pessoas que testaram positivo para covid-19 e que estão em tratamento ou isolamento domiciliar. Nas 24 horas que antecederam a publicação do boletim, apenas um caso havia sido notificado.

As ações de enfrentamento à doença levaram o comitê a anunciar algumas medidas a serem adotadas a partir de sexta-feira (01.10), conforme CenárioMT informou mais cedo. Uma delas é a desativação dos leitos de UTI Covid habilitados pelo SUS no Hospital São Lucas.

Apesar do cenário favorável, a Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde faz uma ressalva aos comerciantes. O presidente da Acilve, empresário Vilson Gonzales Kirst, participou da reunião do comitê de enfrentamento ao novo coronavírus. Ele considerou importante o avanço, mas destacou a importância de manter as ações preventivas.

“Apesar disso (baixo número de casos), solicitamos a todos os comerciantes que continuem com todos os protocolos de segurança, usando máscaras e utilizando o álcool 70%, pois a doença está controlada, mas o vírus não acabou”, enfatizou.

[Continua depois da Publicidade]

Decreto

No município está vigente o Decreto Municipal nº 5.579/2021, publicado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde no último dia 17). O documento alterou a limitação da capacidade máxima dos estabelecimentos, passando de 50% para 70%, entre outras medidas de enfrentamento à pandemia no município.

A mesma regra (ocupação de espaço) é válida para a realização de eventos sociais, corporativos e religiosos em geral. Eles serão permitidos desde que observadas as medidas de segurança e respeitada a capacidade máxima de até 70% do ambiente, tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5 m entre pessoas.

Entre os protocolos de biossegurança que devem ser cumpridos por TODOS estão:

  • Controle de fluxo de entrada e saída;
  • Distanciamento de 1,5 m entre as pessoas;
  • Disponibilizar álcool 70%;
  • Uso obrigatório de máscara;
  • Procedimentos de higienização frequentes;
  • Limitação de 70% da capacidade máxima do local.

As demais medidas continuam em vigor e por tempo indeterminado.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.