21.8 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 20 abril, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDE71 novos casos ativos de Covid-19 são registrados em Lucas do Rio...

71 novos casos ativos de Covid-19 são registrados em Lucas do Rio Verde em 24 horas

Por Cenário MT

71 novos casos ativos de Covid-19 foram registrados em Lucas do Rio Verde-MT nas últimas 24 horas, chegando a 125 pacientes com a doença no momento. Os dados constam no Boletim de Enfrentamento ao Coronavírus nº 376, divulgado há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde.

No boletim de segunda-feira (29) eram 103 casos ativos registrados.

Os pacientes com suspeita de Covid-19 já estão sendo testados através de uma nova metodologia em Lucas do Rio Verde. Os exames continuam sendo solicitados pelo profissional de saúde durante os atendimentos.

Como alternativa ao RT-PCR para detectar a presença do vírus, está sendo utilizado o exame de antígeno. Apesar da semelhança dos procedimentos, sendo também necessária coleta de amostra nasal, a principal diferença é menor tempo de resultado, que fica pronto em 15 minutos em média e não necessita de laboratório de apoio.

A indicação é fazer a coleta a partir do terceiro até o sétimo dia do início dos sintomas.

Com a nova metodologia de exames, o boletim municipal terá alterações. Uma vez que o resultado do teste sai na hora, não haverá mais casos considerados suspeitos no informativo diário. Os suspeitos eram pacientes que aguardavam o resultado laboratorial do exame PCR.

Com a resposta rápido do exame antígeno, o paciente com resultado positivo já será considerado confirmado e entrará também em ativos caso ainda esteja em período isolamento.

Dos atuais 125 pacientes contaminados, 05 pacientes estão em enfermarias no Pronto Atendimento Municipal (PAM); 20 pacientes estão internados em enfermarias no Hospital São Lucas; 05 em UTI’s e outros 95 em isolamento domiciliar.

Desde o início da pandemia, há um ano, Lucas do Rio Verde registrou 10.286 casos confirmados da doença, com 10.061 recuperados e 100 pacientes que evoluíram para óbito.

Ainda de acordo com o boletim desta terça-feira (30), a taxa de ocupação de leitos de UTI’s em Mato Grosso está em 96,65%, com 183 pacientes na fila de espera por uma vaga.

Os 10 leitos de UTI’s exclusivos para atendimento Covid-19, em Lucas do Rio Verde, estão ocupados.

 

Prefeito de Lucas do Rio Verde mantém decreto municipal


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

CAMPEONATO MATO-GROSSENSE
Lec x Nova Mutum iniciam disputa por vaga na semifinal no domingo (25)
abril 19, 2021
CÂMARA DE VEREADORES
Lucas: Projeto que prevê auxílio financeiro a empresas afetadas pela pandemia começa a tramitar
abril 19, 2021