Obras literárias que destacam a representatividade das pessoas com deficiência serão distribuídas gratuitamente a escolas da rede municipal

 

O projeto Conviver para Conhecer, uma coleção de livros infantis que apresenta a inclusão social de maneira lúdica, segue para Lucas do Rio Verde, segunda cidade mato-grossense atendida. Além da distribuição gratuita da coletânea para escolas públicas, o projeto contempla uma oficina sobre a arte de contar histórias para cerca de 25 professores de escolas municipais no próximo dia 28 de novembro. A proposta é capacitar os educadores para uma narrativa mais criativa, que preserva os contos clássicos e difunde a representatividade das pessoas com deficiência no ambiente escolar.

As ações foram alinhadas em conjunto com a Secretaria de Educação de Lucas, a fim de proporcionar uma maior abrangência à iniciativa literária, já que os docentes serão multiplicadores da coleção, que também engloba a importância da leitura. Conviver para Conhecer é um dos poucos materiais didáticos do Brasil que destaca a realidade dos deficientes e os coloca como protagonistas, conteúdo que vai ao encontro da diversidade presente diariamente nas escolas.

Projetos dessa natureza vem despertar e facilitar o convívio da sociedade com exposição da diferença e diversidade humana. Ações que favorecem a redução das desigualdades sociais e segregação de pessoas, possibilitando maior convívio interpessoal, aceitação e conscientização da sociedade das diferenças humanas vem colaborando para o fim das manifestações de constrangimento e preconceito”, destaca Silvania Geller, Assessora Pedagógica da Educação Especial de Lucas.

Os quatro livros, de autoria da pedagoga especialista em educação bilíngue Kathia Vieira e ilustrações de Érika Pozetti, apresentam uma garota surda (Lara Sol, a menina extraordinária), uma cega (Ester, a bailarina), um menino cadeirante (Pedro Valente, o caçador de palavras) e outro com síndrome de down (Davi, o menino trapezista). O livro ‘O Resgate do Reino do Faz de Conta’ é voltado para os educadores e a coleção ficará nas bibliotecas das unidades beneficiadas.

Todas as obras dialogam com os contos clássicos, resgatando a importância da narrativa e contação de histórias, proposta educativa, cultural e social que contribui para a formação das crianças, desperta atenção, raciocínio, senso crítico, imaginação, valores humanos e outros benefícios. O projeto esteve inicialmente em Várzea Grande e também passará por Cuiabá e Rondonópolis. Em breve, serão disponibilizados os audiolivros da coleção na Google Play e App Store, e também no site www.renovarte.art.br na sessão Aplicativos.

Conviver para Conhecer é realizado pelo Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania. As ações no estado de Mato Grosso são patrocinadas pela CNH Industrial por meio da Case IH e do Banco CNH Industrial. A coleção é uma produção da Renovarte Produções Culturais, em parceria com a Núcleo Cultural e as Secretarias de Educação de Lucas do Rio Verde, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

;
;

Serviço:

Oficina – Conviver para Conhecer em Lucas do Rio Verde

Data: 28 de novembro

Local: Avenida Espírito Santo, 446 – Jardim das Palmeiras – Lucas do Rio Verde/MT

Horários: 13h as 17h

Realização: Governo Federal | Lei de Incentivo à Cultura | Ministério da Cidadania

Patrocínio: CNH Industrial | Case IH | Banco CNH Industrial

Produção: Renovarte Produções Culturais

Parceria: Núcleo Cultural e Secretarias de Educação de Lucas do Rio Verde, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis

 

VEJA TAMBÉM

Leia também: Previsões para o horóscopo do dia de hoje (03/08/2020)


Amazonia 03 de Junho